Aliados e Criaturas: Mestres e Mascotes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aliados e Criaturas: Mestres e Mascotes

Mensagem por Organização PJBR em Seg 09 Jul 2018, 15:24

Aliados e Criaturas

Neste tópico apresentamos os fundamentos dos sistemas que regem NPCs e a relação entre personagens, como os sistemas de Mestre x Aprendiz, Progressão de Monstros e Descrição Base do Bestiário.

Para ficar mais organizado, listamos aqui os assuntos abordados:

Mestre x Aprendiz
Progressão de Monstros

O Bestiário possui um tópico próprio aqui.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1056

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aliados e Criaturas: Mestres e Mascotes

Mensagem por Organização PJBR em Seg 09 Jul 2018, 17:20

Mestre x Aprendiz

O sistema de Mestre x Aprendiz é um método de evolução auxiliar que consiste no compartilhamento de experiência entre, como sugere, um indivíduo tutor e até três alunos, no qual o mais experiente — mestre — ganha o direito de idealizar e executar treinos para seus aprendizes, além de gerar bônus de experiência quando os mesmos agem ou participam de missões como parceiros.

Abaixo, confiram como essa relação será possível e todos os seus benefícios.

Criando uma relação mestre-aprendiz.

Um personagem do fórum, em primeira instância, só poderá ser considerado apto a mestrar quando atingir o nível mínimo 20. Afinal, a aquisição desse nível significa que o semideus ou criatura já passou por provações o suficiente no mundo mitológico para que possa passar seus ensinamentos adiante e, portanto, nele já poderá ser considerado um semideus/ criatura/ campista veterano.

Atingido o nível mínimo, o próximo passo será encontrar e estabelecer uma relação com seu(s) aprendiz(es). A primeira regra a se respeitar é que um mestre só pode tutorar aqueles que sejam menos experientes do que ele. Para simular isso, a diferença de níveis MÍNIMA de um mestre para aprendiz será, por padrão, de 10 níveis. Dessa forma, um recém-campista veterano filho de Ares, de nível 20, só poderá ser mestre de personagens entre os níveis 1 e 10.

Caso o mestre e aprendiz cumpram os pré-requisitos de nível, o próximo passo será estabelecer a conexão inicial e o tutorado em si. Por padrão, é necessário no mínimo UMA interação com seu(s) aprendiz(es) em um ambiente ON-game para a realização do registro, no qual o mestre deverá adotá-lo(s) como aluno(s) e oficializar a parceria. Finalizada a interação, o mestre deverá realizar o registro NESTE TÓPICO, e apenas após a oficialização os jogadores poderão fazer uso dos benefícios.

Quais são os benefícios?

Além dos treinos idealizados pelo mestre, cujo sistema pode ser conferido abaixo, mestres e aprendizes compartilham bônus quando participam e finalizam uma missão agindo juntos. Em ocasiões no qual haja interação, troca de experiência ou batalhas (em que eles combatam lado a lado), há um acréscimo de 50xp à somatória final da missão recebida tanto por mestre quanto por aprendiz.

Esse bônus só ocorre quando há interação MESTRE X APRENDIZ, independente da quantidade de aprendizes (nunca APRENDIZ X APRENDIZ), e não é cumulativo com a quantidade de aprendizes que participaram da narração.

Terminando o treinamento Mestre x Aprendiz.

Após receber todo o conhecimento que o mestre pôde passar e criar uma ligação poderosa com ele, o aprendiz finalmente se torna apto a finalizar o tutorado. Um player aprendiz pode finalizar o tutorado a qualquer momento ao atingir os requisitos abaixo, fazendo com que tanto ele quanto seu mestre recebam algumas recompensas permanentes e um valor simbólico de experiência.

Pré-Requisitos:
— Ter participado de 5 treinos mestre-aprendiz/ aula.
— Ter participado de 2 treinos mestre-aprendiz/ narrado.
— Ter participado de ao menos uma missão com seu mestre.

Recompensas:
— 100xp
— Aura do Mestre-Aprendiz / Poder Especial [Devido a ligação criada no desenrolar do tutorado, X e Y, ao lutarem em equipe (mesmo sem estratégia combinada, mas visando o mesmo objetivo - estando cientes disso) em um raio de até 50m um do outro recebem um bônus de 20% em todas as suas ações. Não afeta dano ou gasto de MP. Adicionalmente, caso estejam a até 500m um do outro, mestre e aprendiz adquirem um sentido que permite saber quando o outro está em apuros — ou seja, se foi ferido ou se engajou em combate (mas não antes de que aconteça). Além disso, sempre ao final de uma missão/ ocasião/ evento, no qual ex-mestre e ex-aprendiz lutem lado a lado, haverá um acréscimo de 50xp para ambos.]

Regras

1. O nível mínimo para se tornar mestre é 20.

2. É necessário uma diferença mínima de 10 níveis entre o mestre e o aprendiz na realização do registro. Essa diferença pode aumentar ou diminuir posteriormente e sem problemas, podendo o aprendiz até mesmo superar seu mestre.

3. Um mesmo mestre poderá ter até 3 aprendizes de forma simultânea. No entanto, um aprendiz estará limitado a um único mestre.

4. É necessário uma interação prévia entre os envolvidos para realizar o registro de mestre e aprendiz.

5. Aprendizes de outros jogadores podem eles mesmos terem seus próprios pupilos, e seus pupilos poderão ter outros pupilos; desde que todos respeitem as regras do sistema e os níveis mínimos.

6. O cancelamento da tutoria pode ser realizado a qualquer momento no mesmo tópico de registro, por quaisquer motivos que sejam, sem recebimento de quaisquer punições. No entanto, uma tutoria cancelada NÃO gerará as recompensas de uma tutoria finalizada.

7. Um mesmo jogador poderá adquirir várias vezes a recompensa de tutoria finalizada, mas com mestres/ aprendizes diferentes.

Créditos à player Alexia Sinclair pela idéia original e à antiga staff pela elaboração da base utilizada.

Treinos Mestre x Aprendiz


Uma das principais vantagens de se ter um mestre são os ensinamentos que estes passam para os seus pupilos. Isso pode acontecer em forma de treinos de diferentes formas e estilos, a critério do mestre e combinações feitas previamente com seus aprendizes!

Porém, como isso pode ser feito?

Há um espaço para os treinos entre mestre e aprendiz em que o ambiente está condicionado as vontades do mestre, ou seja, é feito e idealizado completamente por ele. Onde, quando, tempo, clima, inimigos. Tudo fica a critério do mestre e de seus propósitos para aquele treino. É importante fazer uma ressalva de que é importante manter a coesão das coisas, ou seja, a coerência com o lugar escolhido para os treinos! Por exemplo, seria impossível para que um semideus desvinculado a magia conseguisse fazer um treino na Ilha de Circe, localizado no Mar de Monstros, com seu aprendiz que nem ao menos feiticeiro é.

Esses treinos precisam ser apenas batalhas?

Certamente que não. É importante saber lutar, os mestres e aprendizes são semideuses, sua configuração genética está fortemente ligada aos métodos de sobrevivência. Porém nem sempre as coisas se resumem a lutas. Pode ser feita uma aula específica, que envolva conhecimento de bestiário, por exemplo, ou sobre poções específicas, métodos para determinada coisa.

Como são os treinos?

Eles acontecem sempre com a presença do mestre. Este irá ser uma espécie de narrador e participante ao mesmo tempo. Irá estabelecer o ambiente, assim como irá participar dele de certa forma, seja narrando se seu aprendiz acertou determinada coisa ou não. Muitas coisas podem ser combinadas em OFF entre mestre e aprendiz para dinamizar as postagens e manter a coerência das coisas.

O que não pode acontecer, de forma alguma, é que o mestre use de seu aprendiz para fazer determinada coisa para ele em característica de uma missão. Um exemplo para isso seria um mestre ordenar seu aprendiz de recuperar um item das mãos de terminado monstro em um determinado lugar enquanto ele toma seu chá das cinco. A falta de presença do mestre configura esse pedido como uma missão e não treino. O que seria diferente se o mestre acompanhasse o seu aprendiz e o auxiliasse, seja jogado dicas ou até mesmo interferindo diretamente.

Os treinos NÃO são atemporais, portanto uma vez que esteja em treino, tanto mestre quanto aprendiz estão impedidos de realizarem missões ou atividade similar.

E a recompensa pelos treinos, como fica?

Aulas - seguem o sistema de aulas.
Treino Narrado – 400 exp.

Para os mestres segue o padrão de 50% do valor máximo do treino, a depender da avaliação final de um narrador, onde o desempenho e orientação serão avaliados por um staff.

Prêmios como dracmas e itens não serão dados, a não ser que o mestre dê para o seu aprendiz como recompensa, sendo retirado de sua própria ficha.

É aconselhável que no fim de cada treino o mestre dê sugestões de recompensa, para que seja analisado por um deus antes de ser atualizado. Essa sugestão estará sujeita a mudanças, mas é um espaço para que se possa ser feita uma avaliação do próprio mestre sobre a desenvoltura do aprendiz.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1056

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aliados e Criaturas: Mestres e Mascotes

Mensagem por Organização PJBR em Seg 09 Jul 2018, 17:30

Progressão de Monstros e Pets


Observação: cada semideus pode ter somente um único pet


Progressão de monstros


Considerando que apesar de serem da mesma espécie o poder de um monstro pode variar tanto quanto o de dois semideuses filhos do mesmo progenitor, foi criado um sistema de progressão.

Como funcionaria?

Não vamos criar uma lista infinita de habilidades para cada monstro - seria inviável. Em vez disso, limitaremos a descrever as características básicas, como ataques mais comuns, resistências e vida/ energia média desses monstros - chamados criatura base.

Uma criatura base sem modificações equivale a um monstro nível um em termos de poder, mas não necessariamente em termos de periculosidade, sendo que esta característica poderá variar dependendo das habilidades da criatura e seu nível de hostilidade.

Para criaturas, considera-se que a cada "up" ela adquire 10% do seu valor base em HP e MP (Ex: um monstro base com 100 de HP e MP recebe 10 de vida, mas um com 500 ganharia 50 de vida)

No caso de ataques, os poderes serão indicados de forma mais geral. Algumas coisas mais óbvias ficarão por conta do bom senso - um monstro mais forte recebe menos dano por ser mais resistente, por exemplo, bem como causa mais ferimentos, se em combate com um semideus mais fraco. Esse tipo de dado também varia de acordo com o tamanho do monstro - mesmo um cão infernal fraco ainda causaria um dano relevante, pelo seu tamanho, por exemplo. Delimitar isso por hora tornaria tudo muito burocrático, então vamos tentar inicialmente na base do bom senso. Para evitar dúvidas, ao utilizar um monstro fora do critério base, coloque em spoiler informações sobre seu nível de poder e ataques utilizados - e, em monstros mais poderosos, nada impede você de descrever habilidades novas, desde que seja coerente e preciso; apenas informe para o avaliador ter uma base.

O nível de periculosidade não corresponde ao nível do monstro e sim à dificuldade em enfrentá-lo (assim, um monstro de NP 2 seria ideal para um semideus de nível 2). Além disso, não é um nível fixo, já que mesmo monstros comuns tornam-se perigosos em grande quantidade. A cada monstro adicional, a periculosidade é somada.

Para fins de progressão, a periculosidade é ajustada de acordo com a Taxa de Progressão contida no bestiário, no verbete adequado. Assim, um monstro com Taxa de Progressão (TP) 2 tem a periculosidade aumentada em 1 a cada 2 níveis de monstro. Sempre será considerado o nível ajustado para baixo em casos de números quebrados.

Para mais informações, vide o Bestiário.

Mascotes


Nem todos os monstros podem ser pets. Apenas aqueles listados como domesticáveis no bestiário se enquadram nessa categoria. Caso queira um pet que não esteja no bestiário, primeiro comunique à ADM, apresentando o monstro no formato utilizado pelo fórum, para que seja avaliado e inserido na lista, e separado entre pet ou parceiro.

Para a aquisição em missão, mascotes só são conseguidos em DIY ou SM ou, em casos mais raros, eventos. Apenas filhotes ou animais comuns de NP 1 não ocasionam perdas/ edições de xp. Além disso, no caso de monstros domesticados, o nível mínimo requerido do semideus para tal feito será equivalente a 50% maior que o nível de periculosidade da criatura (assim, um monstro de dificuldade 4 pode ser domesticado/ adquirido como pet por um semideus de nível 6). Deve-se ajustar o NM e NP de acordo com o tabelado no bestiário pela Taxa de Progressão.

Não é possível domesticar um monstro cujo NP seja maior que o nível de personagem, tampouco o monstro poderá ser evoluído acima disso até que o personagem evolua.

Além disso, seguindo a progressão, cada PET terá a mesma questão de experiência, devendo upar como um personagem. Para tal, treinos nas arenas e espaços específicos serão utilizados. Em missão, os pets recebem até 50% do xp do semideus - contudo, proporcional ao seu papel/ aparecimento, podendo ter o valor reduzido se não executou ações relevantes ou apareceu em poucas ocasiões.

Além disso, todo pet vem com os poderes básicos de acordo com seu NM (Nível monstruoso). Qualquer outro poder fora da lista requer DIY e contará como DIY para poder especial, da mesma forma que qualquer semideus realiza. Para poderes especiais de PETS, considera-se que podem ser adquiridos apenas após o pet alcançar a progressão máxima ao seu tipo de criatura.

Contudo, ainda é necessário bom senso, e o poder será barrado se fora dos padrões ou não condizente com a criatura. Os poderes de pet seguem a aquisição de passivos e ativos intercalados a cada 5 níveis (níveis terminados em 0 = 1 passivo; terminados em 5 = 1 ativo) mas os poderes criados fora da listagem seguirão a formulação de poderes de players, uma vez que a lista básica possui sim alguns poderes mais OP's justamente por serem tão limitados.

Pets que não se encontrem no bestiário podem ser adquiridos, desde que submetido à um exame da ADM, apresentando toda a descrição no mesmo molde dos monstros comuns.

Quanto a categoria de tamanho:

Pets filhotes sempre terão 1/4 das características do monstro base de NM 1, mas a dificuldade em domesticar cai na mesma proporção (mas nunca será nula) e será considerado como se tivesse uma barra de - 300 xp. Contudo, ele deve ser treinado por meios normais (não será permitido crescimento sobrenatural ou via DIY) até adquirir a experiência e tamanho de um monstro base, e só então passam a evoluir as habilidades.

Nenhum pet, independente da espécie, pode convocar outras criaturas - ao ser domesticado e separado do bando tal habilidade é perdida.

Pets já adultos poderão ser adquiridos, mas haverá descontos na xp recebida de acordo com o nível do pet (devendo sempre considerar a limitação pelo nível do jogador).

A descrição dos pets adquiridos deve levar estes fatores em conta.

A aquisição de pets via DIY e SM ainda devem considerar o rendimento, como qualquer outra premiação.

Arenas e treinos:

Todo monstro domesticável pode ser treinado ou usados nas arenas e combates como oponentes ou auxiliares. Monstros não domesticáveis ainda podem ser utilizados nos combates das arenas e desafios do clube da luta, como oponentes. A exceção são monstros únicos - as fúrias, campê, medusa, equidna e etc - que só podem ser utilizados em tramas e narrações e alguns outros monstros com a informação explícita de limitação na sua descrição.

Treinos com Pets podem ser realizados em qualquer arena. Para ser considerado efetivo, não deve haver apenas a presença do pet, e sim uma interação efetiva, onde a atividade do mascote seja não apenas essencial, mas monitorada/ direcionada pelo player - um combate aonde ele apenas ataca, sem receber comandos nem haver uma estratégia não pode ser considerado um treino. As arenas para treino de pet envolvem uma estrutura específica, com obstáculos e ambientes que permitem criar as mais diversas situações para treinos de habilidades diversas.

A avaliação desses treinos é a mesma avaliação padrão do fórum, com a diferença de que o Xp adquirido vai para o Pet. A cada 100 xp, o pet adquire 1 nível monstruoso. O dono recebe 50% do xp adquirido pelo animal.

Treinos comuns, como de combate a monstros e afins, se realizados com o pet (que deve ser igualmente ativo na postagem) renderão ao mascote 50% da XP do dono. O mesmo é válido para atividades de hipismo e natação (para pets aquáticos) desde que a participação seja narrada de forma adequada.

Missões e similares também rendem xp ao pet, mas reduzida - até 50% do valor da recebida pelo dono - e proporcional à atividade realizada ativamente pelo pet (ou seja, esse 50% é o máximo, se ele participou a missão inteira). Por exemplo: um mascote usado apenas como montaria em que não interfira em nada não receberia todo esse xp, por não ter um desenvolvimento que justifique isso (diferente de um treino de hipismo, que exige manobras e esforço do animal em seguir as ordens) mas, se durante o tempo em que esteve como montaria exigir mais do que apenas a movimentação, então esse xp poderia ser considerado.

Para mais informações sobre os monstros e o entendimento dos dados citados vide o bestiário.

Descrição Padrão de Mascotes


{Nome} / Espécie [Descrição estética do mascote, com tamanho do animal, características únicas, aparência, etc.] (Nível Monstruoso: 0) (Experiência: 0/100)

Obs: A barra de experiência dos monstros, diferente da dos jogadores, é fixa — e vai do 0 ao 100 em todos os níveis.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1056

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aliados e Criaturas: Mestres e Mascotes

Mensagem por Organização PJBR em Sab 22 Set 2018, 21:48

Treinos em Grupo


Os treinos em grupos servem para integrar os meio-irmãos semidivinos ou um grupo especial de seguidores, fazendo com que evoluam juntos e aprendam a manipular suas habilidades da melhor maneira.

Os treinos podem acontecer em modelo One-Post ou Narrado, cabendo ao líder/monitor julgar qual o melhor modo de jogo de acordo com o número de participantes.


Regras


• Apenas um líder de grupo ou monitor de chalé pode elaborar um treino em grupo.

• Os treinos são bimestrais, ou seja, somente podem ocorrer a cada dois meses.

• A organização do treino, bem como o convite aos semideuses que participarão, fica a cargo do responsável (líder/monitor).

• Até três grupos podem se unir para treinarem juntos desde que suas habilidades evidenciadas no treino sejam similares (como um treino para filhos de Ares e Héracles, por exemplo, onde o foco seria o uso de armas e força; ou um treino para filhos de Nyx, filhos de Hécate e Feiticeiros, onde o uso de feitiços seria a essência da prática em grupo).

• O número de participantes mínimo é 3 e o máximo é 10, independente do treino ser apenas de um grupo ou de mais.

• Os líderes e monitores devem respeitar os sistemas de jogo e regras de evolução.

• É recomendado que o treino não exceda 31 dias de duração (contado a partir da data da postagem inicial até a avaliação, feita pelo monitor/líder). Caso aconteça, os membros podem pedir a saída do treino sem punições e/ou uma avaliação parcial.

• Nenhum PET ou NPC-Aliado é permitido nos treinos em grupo.


Recompensas


As recompensas de treinos em grupo são as mesmas de uma missão interna de sua modalidade, mas sem o risco de morte.

Avaliação do líder/monitor:

O narrador será avaliado por um deus ou administrador assim que finalizar seu treino. As recompensas máximas consistem em 300xp, sem o ganho de dracmas e item. Caso exceda o tempo limite para o encerramento da narração ou abandone a mesma, não será recompensado e pode sofrer punições de acordo com o julgamento da staff.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1056

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aliados e Criaturas: Mestres e Mascotes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
:: Topsites Zonkos - [Zks] ::