Sistemas narrativos: DIY e SM - Como funcionam?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistemas narrativos: DIY e SM - Como funcionam?

Mensagem por Organização PJBR em Seg 16 Jul 2018, 19:32


Sistemas narrativos

Esses dois sistemas em particular são voltados para a criação da história pelo próprio personagem. Eles possuem algumas particularidades, apesar de seguirem estruturas já conhecidas dos jogadores. Seguem as explicações abaixo.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1068

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas narrativos: DIY e SM - Como funcionam?

Mensagem por Organização PJBR em Seg 16 Jul 2018, 19:40


DIY

Missões implantadas após sugestão da Player Alexia Sinclair

"Um estilo de missão que da liberdade ao próprio player para ela mesma criá-la. Em resumo, é um tipo de missão em que o personagem cria a própria situação do tipo: Estava em Nova York passeando quando é abordado por um homem estranho que na verdade é um monstro. Obviamente todo o desenrolar da missão será feito pelo próprio player, como em uma missão narrativa ou one-post, mas diferente destas, é o player que irá montar a situação, escolher o adversário e por para si mesmo obstáculos. No fim, basta que um deus avalie o post nos quesitos: criatividade, coerência, nível de batalha e nível do post que nem sempre quer dizer muita quantidade de linhas ou palavras."

Por que fazer isso? Como todos sabem, é um acampamento, poucos ficam nele o ANO todo. As missões devem ser raras, mas ninguém pode "controlar" o acaso.

Formato


A DIY segue o formato de missão OP. Os formatos de missão e suas particularidades podem ser encontrados aqui [link]

Regras gerais


• Quem for fazer, devera criar APENAS um tópico aqui para todos os Do-It-Yourself que fizer, caso contrário o segundo tópico será desconsiderado e mandado para a lixeira, ou seja, terás gasto seu tempo a toa. O tópico deve ser criado no fórum específico, aqui: [clique]

• O máximo de Experiência recebido é de 400 XP, contanto que estejam dentro dos padrões de avaliação. Além desses prêmios, há outros que variam entre HP e MP, e um item (simples, nada muito especial ou poderoso)

• A DIY é como uma missão comum. Fazer uma postagem qualquer que fuja desse objetivo acarretará a anulação da postagem em questão. Por exemplo: fazer uma DIY apenas se recuperando na enfermaria ou apenas colhendo morangos. Não quer dizer que não possa narrar esse tipo de coisa, mas que quando narrá-las devem estar inseridas em uma trama/ aventura, caso contrário, é apenas uma tentativa de burlar as regras, desvirtuando os objetivos e ignorando que há locais específicos para estas atividades.

• Como toda missão, a DIY deve ter um objetivo, um desenvolvimento e um término - prólogos e etc não serão aceitos como tais, visto que, tecnicamente falando, representariam uma mínima parte da atividade, apresentando a história sem desenvolvê-la ou encerrá-la - nesse caso, só é permitido para perdas, maldições e similares, não fornecendo xp, dracmas, recuperação nem nada que favoreça ou seja benéfico de qualquer maneira em on.

• Caso o player queira um item poderoso, ou uma benção de seu pai, a ÚNICA recompensa dada será esse item ou poder.

• O nível mínimo para realizá-los é 3, podendo ser interna ou externa - a recompensa é a mesma, bem como a dificuldade.
Itens almejados devem ter relação e aparecerem/ serem citados na trama criada de alguma forma - não adianta querer uma arma se não cita que sabe dela, a encontrou e etc - a premiação deve ser coerente, não surgindo do nada.

• É permito fazer apenas uma vez a cada 7 dias, caso contrário, o post será desconsiderado. Lembrando que a DIY funciona como uma missão - caso tenha um pedido de missão pendente (de qualquer tipo), tenha alguma missão ainda em avaliação ou esteja em uma narrada, não poderá postar. DIY seguem o prazo de avaliação de 7 dias.

• Obviamente, deverão enfrentar algo possível de ser enfrentado, nada de matar ciclopes com uma flechada ou arrancar a cabeça do leão de neméia com os braços e sair ileso.

• Ao final do post, deve ser colocado os poderes utilizados e estipular o quanto seu personagem ficaria de Vida e Energia, a não ser que se recupere com algum poder ou item. NPCs e similares que utilizem poderes também devem ter suas habilidades descritas.

• O personagem deve ser ativo na narração - uma DIY pode sim ser feita no passado ou em um sonho, desde que seja o player a se envolver nela - narrar a história da mãe, do pai e etc, pode ser um complemento, mas ao menos 50% da narrativa deve contar com o semideus atuante.

• Depois dos prazo de 7 dias, o último Do-It-yourself deve estar AVALIADO e ATUALIZADO caso queira postar novamente.

• Não é permitido afetar outros jogadores em uma DIY. Se ele não pode se defender da ação, seja ela um golpe ou uma simples interação, não é possível realizá-la. Apesar disso, não há nada que impeça seu personagem de citar o outro em sua missão — contanto que você não faça nenhuma ação que o afete in game e tenha autorização do player, não há problema.

• No quesito de recompensas, considerando que players podem sugerir uma ao final da postagem, deve-se considerar:

1. No caso de itens mágicos e/ou bençãos e/ou pets, apenas 1 será considerado por DIY;

2. Mesmo com essa limitação, não há garantia de que serão aceitos - tenha bom senso;

3. Se aceitos, poderão sofrer edições pela staff;

4. Além das edições, itens, poderes e pets podem acarretar perda parcial ou total da XP almejada, visando equilibrar as coisas (note que itens dentro do padrão não interferem nisso);

5. Em caso de itens e UP de pets, apenas 1 poder por diy. "Upar" o item ou pet requer novas diy;

6. Pets terão as estatísticas base determinadas pela adm, podendo elas ser diferentes das que constam no bestiário;

7. Nenhum pet terá qualquer poder especial inicialmente;

8. Itens comuns - O player pode receber até 2 itens comuns desde que não contenham nenhum traço divino/ material incomum nem sejam armas de qualquer tipo (mesmo sem magia - nesse caso, apenas um será permitido);

9. Caso queira a recompensa apenas em dracmas ou Full HP/ MP, cada coisa contará como recompensa única (além do XP). A quantia de dracmas nesse caso será igual a metade de XP, caso seja essa a opção do player, e não haverá itens/ recompensas adicionais.

10. Caso não haja pedido de recompensas específicas, segue o padrão interno em termos de xp, sem ganho de dracmas ou itens.

Considerações importantes sobre recompensas


Poderes:

- Ao se pedir um poder deve-se atentar para que, se houver um similar na lista de algum deus ou grupo, o nível mínimo para se requerer como poder especial deverá ser igual ao que o poder consta na lista de nível mais alto;

- Mesmo se houver um similar, as restrições de poderes especiais serão maiores que os originais, dada a questão de não invadir esferas específicas dos deuses;

- Um poder especial nunca superará um poder original similar que esteja dentro da esfera do deus específico - Por exemplo: se um semideus adquire a capacidade de hidrocinese, nunca será superior a de um filho de Poseidon ou naiáde do mesmo nível.

- Mesmo poderes especiais podem ter custo de ativação/ condições de uso. Se passivos, seu nível será maior por ser algo sempre em uso.

- Na criação de poderes seja condizente com o padrão: passivos, por serem algo inerentes, oferecem bonificações mais baixas ou relevantes apenas em ocasiões especificas. Ativos devem conter efeito, duração e limitação de uso. Em qualquer um dos casos, podem haver edições. Nenhum poder de ataque/ defesa pode ser passivo, sempre exigindo uma ação de ativação e, portanto, sendo ativos.


Armas:

- Tendo em vista o novo sistema de forja, os materiais usados em uma arma serão relevantes para o seu nível minimo, assim como a capacidade da arma se transformar em algum outro objeto. Ao pensarem em suas armas, deverão consultar a tabela de materiais,afim de determinar qual o nível mínimo que a arma terá se feita do material desejado.

- Obrigatoriamente, toda arma que se transformar em algum objeto só poderá fazê-lo a partir do nível 20 do jogador.

- Caso a arma tenha algum poder similar a algum existente, será considerado o nível minimo do poder, e o mesmo não pode ser mais forte do que o original. Caso o poder seja novo e não tenha uma base com que se avaliar, restrições poderão ser feitas para adequar o nível do poder da arma e os seus efeitos.

- Poderes para armas também devem seguir o mesmo padrão dos comuns, com quantia de ativação, duração e efeitos limitados.
Regras de materiais e forjas serão postadas em breve para sanar essas dúvidas.


Pets

- Animais e monstros que não constem no bestiário deverão ser acompanhados de descrições detalhadas: tamanho, aparência, forma de locomoção e características gerais, se possível acompanhado de imagem;

- Estando no bestiário, o nível mínimo do personagem deve ser 5 níveis acima do nível do monstro para se conseguir um que contenha as características básicas;

- Animais mais fracos podem ter uma margem menor, mas deve ser coerente - mesmo um dragão fraco ainda seria forte demais para um personagem lvl 1, por exemplo. Na dúvida, consulte a staff e apresente a ideia ANTES da realização da missão. Caso seja muito discrepante, o pet poderá ser vetado.

- Pets não vem com nenhum tipo de item - mesmo pets que possam usar armas não as possuirão, devendo ser adquiridas separadamente.

- Na ocasião do ganho do pet, conta-se apenas armas naturais - um leopardo teria as garras e presas, mas não viria com itens adicionais, mesmo inócuos.

- Poderes para pets seguem o padrão de ganho dos poderes especiais para players - mesmo poderes comuns - devendo seguir seu padrão de descrição na criação. Adicionalmente, para serem upados, poderes de pets podem requerer o sacrifício de xp e demais recompensas.

- Pets que adquirem poderes adicionais além das suas características naturais teriam seu nível mínimo aumentado em 5 a cada característica. Ex: um cão infernal tem viagem nas sombras naturalmente. Se seu nível mínimo de adestramento é 10, isso independe de suas características inerentes. Se, contudo, desejo que meu cão infernal tenha, além dos poderes normais da raça, a habilidade de cuspir fogo - já que ele veio do inferno - o nível de adestramento sobe para 15;

- O nível do poder adquirido do pet não pode ser maior do que o do semideus, tendo como base os poderes do fórum;

- Pets possuem características próprias e não compartilham estatísticas do dono, sendo considerados criaturas à parte, como um segundo personagem. Ele pode ser afetado por passivos do dono que afetem aliados próximos, bem como receber efeitos negativos de poderes de área normalmente.

Observações gerais


• São consideradas temporais: não se pode postar um DIY enquanto em outra missão ou com algum pedido de missão pendente (após a missão ser passada) e deve-se aguardar as avaliações de missõe spostadas antes de enviar a DIY, além de avisar as atualizações pendentes;

• Não se deve criar mais de um tópico para a mesma missão ou player;

• Após encerrada, o player deve avisar um deus para que avalie, ou pedir no tópico adequado - Só então será começado a contar o prazo.

Mortes em DIY


O rendimento mínimo deverá ser de 35% para que o player não seja morto. Além disso, descontos de HP e MP ao final da missão também podem afetar a sobrevivência (lembrando que o jogador sugere os valores, mas caso não sejam coerentes, o avaliador pode alterá-lo) bem como narrações incongruentes.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1068

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas narrativos: DIY e SM - Como funcionam?

Mensagem por Organização PJBR em Seg 16 Jul 2018, 19:47


Story Mode

Estilo de missão idealizado por Alexia Sinclair e Renan Xavier, trazido como sugestão por Gabriel (Logan) e com regras adaptadas por Eos e Alexia.

A Story Mode (SM), como o próprio nome deixa a imaginar, é um estilo de missão em que os membros podem envolver-se em uma trama desenvolvidos unicamente por si próprios. Ou seja, não há nenhuma interferência de um narrador. O que vem a diferenciar a SM de uma DIY é que nessa modalidade de missão o número mínimo de participantes é de 2 e o máximo de 7. Ou seja, a aventura ocorrerá em grupo, sendo criado em conjunto! E devido a isso, é importante ressaltar que é necessário o máximo de coerência possível entre os posts, que devem ser combinados antes de serem efetivamente postados. Portanto, não se preocupem se algo estiver ligeiramente repetido no post entre os membros, pois isto é natural, o que irá mudar é como o evento é visto de acordo com a perspectiva de cada um.

O grande propósito das SMs é o envolvimento coletivo em um determinado objetivo, isso pode ser para ir atrás de algo, derrotar alguém ou simplesmente entrelaçar eventos importantes de tramas pessoais.

Formato da SM


As SMs irão funcionar como uma One-Post continua, com um limite de 5 turnos. Esse tipo de missão é um meio termo entre uma OP e uma narrada. Aqui, os turnos contém mais objetivos, onde o player dá a certeza das ações e entre cada turno há não apenas um espaço maior de tempo, mas também mais atividades para o personagem realizar, exatamente pelo ritmo diferenciado da missão. Uma OP contínua é composta de até 5 turnos, e pode ser realizada tanto individualmente quanto em grupo - mas caso tenha menos de 5 turnos, o XP será proporcional à dificuldade e número de turnos realizados (mínimo 2).

Aqui, diferente da narrada, o estilo de texto seria mais parecido à uma OP, com mais detalhamento e imersão do personagem, só que diferente de uma trama completa, seria como se fossem "arcos" de postagem.

Regras gerais


• Mínimo de 2 jogadores, máximo de 3 para regras normais (vide abaixo). Um jogador solo seria, obviamente, uma DIY e não uma SM.

• Não há limites de linhas, porém deve-se ter em mente que o fórum só permite mais ou menos 7 mil caracteres por postagem.

• Deve-se respeitar a coerência das coisas, isso inclui nível de cada personagem, o ambiente onde ocorre e as próprias tramas pessoais.

• A avaliação é feita de maneira individual, ou seja, cada player vai receber a recompensa de acordo com seu próprio desempenho.

• Cada player pode fazer uma missão story-mode por mês, no máximo.

Número alternativo de participantes


• Caso a SM possua um número de players entre  4 e 7, ela seguirá as regras comuns caso a média de níveis não chegue a 15;

• Se a SM possuir de 4 a 7 players, com a média de níveis igual ou maior a 15, a dificuldade automaticamente será difícil, e a narrativa deve corresponder a tal, sendo que a avaliação será rigorosa e com base no nível. Contudo, a premiação não será alterada.

• Não é permitido, em hipótese nenhuma, SM com mais de 7 players - a concentração de semideuses seria grande demais para se fazer qualquer coisa sem atrair atenção no mundo mortal - SMs assim serão deletadas e seus criadores alertados. Reincidência acarretará em penalização por flood.

Antes da missão


• Devem ser postadas no fórum específico para missões-história, e após finalizadas serão removidas (mas não deletadas) para um tópico de arquivos;

• O nome da missão deve conter quem são os participantes;

• A primeira postagem deve conter um resumo básico da missão, informações sobre local, clima, hora e participantes, com nível de cada um, além de um resumo do turno - o que devem fazer e quais objetivos a cumprir naquele turno - e apenas isso; este primeiro post é apenas uma apresentação da SM, portanto não conta como um turno em específico;

• Depois do post inicial, cada um dos participantes posta seu turno. Independente de quem tenha postado o tópico inicial, não será double post postar o turno logo em seguida. O processo deve ser repetido a cada turno;

Funcionamento: OP contínua


• Os players precisam de objetivos explícitos por turno, podendo fazer até 5 turnos no máximo, com aos menos 2 objetivos por turno, podendo haver mais, lembrando que devem ser objetivos complexos no sentido de detalhamento - pedir para narrar seu dia até o início da missão e escrever "Acordei e tomei café" não é algo detalhado e completo, e isso será avaliado.;

• Os players podem ou não organizar uma ordem de postagem específica;

• Cada turno deve conter armas e poderes em spoiler ou code, bem como qualquer outra observação importante;

• Ao final, cada um pode pedir uma recompensa, como ocorre com as DIY, seguindo as mesmas regras e limitações;

Cancelamentos e pausas


• Caso sejam canceladas/ paralisadas pelo player, um deles deve avisar um adm para que mova o tópico para um fórum específico, comunicando se está temporaria ou permanentemente parada;

• Missões abandonadas permanentemente não são avaliadas e são enviadas para a lixeira;

• Missões podem ser paralisadas por até 3 meses, após isso serão consideradas abandonadas e movidas para a lixeira sem aviso prévio.

• São consideradas temporais: não se pode estar em uma story mode e em outras missões ao mesmo tempo, exceto em eventos atemporais;

• Não se deve criar mais de um tópico para a mesma missão;

• Após encerrada, o player deve avisar um deus para que avalie, ou pedir no tópico adequado;

Mortes em SM


O rendimento mínimo deverá ser de 35% para que o player não seja morto. Além disso, descontos de HP e MP ao final da missão também podem afetar a sobrevivência (lembrando que o jogador sugere os valores, mas caso não sejam coerentes, o avaliador pode alterá-lo) bem como narrações incongruentes.

Avaliação e premiação


Válido para todos os participantes, porém avaliado individualmente.

Recompensa: Até 100 xp por turno (de 200 a 500 xp a missão completa) + 50 dracmas (+ item almejado se for o caso).

Lembrando que os itens, como já dito, seguem o molde de DIY, podendo não ser ganhos, ser editados, ou ocasionarem uma perda substancial em XP e dracmas.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1068

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas narrativos: DIY e SM - Como funcionam?

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
:: Topsites Zonkos - [Zks] ::