Sistemas de Interação: Locais públicos, roleplay (RP), PvP, intervenção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistemas de Interação: Locais públicos, roleplay (RP), PvP, intervenção

Mensagem por Organização PJBR em Dom 22 Jul 2018, 22:20


Sistemas de Interação

Este tópico reúne os sistemas que lidam com a relação dos personagens entre si, como e onde podem realizar esse contato dentro do jogo. Abaixo, cada tópico apresenta as regras detalhadas.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1068

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas de Interação: Locais públicos, roleplay (RP), PvP, intervenção

Mensagem por Organização PJBR em Dom 22 Jul 2018, 22:32


Locais Públicos

Locais Públicos são tópicos aonde qualquer um pode postar. São RP's abertas fixas do fórum. Um lugar onde pessoas podem interagir simultaneamente com outros personagens presentes, contando com uma descrição prévia do cenário fornecida logo na introdução do post pela administração.

Facilitando o entendimento e, principalmente, as interações de forma geral, os locais públicos estão com novas formas de descrição, que compõe, além do nome e descrição geral, as chamadas "Informações de jogo", formadas pelos seguintes dados:

  • Tráfego humano: Define se é um local comum ou exclusivamente mitológico

  • Periculosidade base: Define a taxa base para o sistema de intervenção

  • Visibilidade: Define a chance de testemunhas para os atos dos jogadores. Uma visibilidade alta acarreta chances maiores de ser descoberto ao quebrar regras dos semideuses ou leis humanas, aumentando as chances de adquirir "pontos de status". [Vide a explicação sobre os renegados, mais abaixo]

  • Permissão de ataque: Indica se é possível a existência de PvP no local

  • Permissão de intervenção: Indica se é possível o aparecimento de monstros aleatórios


Uma observação relevante é que, mesmo sendo um tópico permanentemente aberto, o jogador ainda deve postar entrada em saída, mesmo naqueles locais em que ataques não são permitidos.

Ainda relativo a isso, o jogador é livre para postar em quantos locais públicos quiser, desde que esses locais sejam seguros (ou seja, não permitem ataques nem intervenções) sem que isso afete suas atividades em on. Em caso de morte, o personagem deve postar sua saída do local, encerrando qualquer interação, antes de ser atualizado de acordo com o sistema vigente.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1068

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas de Interação: Locais públicos, roleplay (RP), PvP, intervenção

Mensagem por Organização PJBR em Dom 22 Jul 2018, 22:57


RP's

Diferente dos Locais Públicos, que são tópicos pré-estabelecidos, as RP's são criadas pelos jogadores, que ficam responsáveis por toda a descrição do cenário e das condições do local.

Dito isso, existem dois formatos que definem a acessibilidade de uma RP:

  • RP's abertas: As postagens abertas são caracterizadas pela livre aparição/participação de qualquer jogador a qualquer instante, bem como ataques ou intervenções (com exceção, claro, do Acampamento).

  • RP's fechadas: As fechadas, por sua vez, limitam os participantes e, a princípio, não estão passíveis de ataques.

Nos locais públicos criados e postados pela administração, sejam dentro ou fora do AMS, podem ocorrer somente interações abertas. Para os locais "não-existentes", acontecerá o seguinte:

Dentro das grandes categorias (Acampamento, Clube da Luta, Mundo Exterior, Regiões Aleatórias), existe o fórum destinado às ambientações. Lá dentro, os jogadores verão os Locais Públicos Oficiais de cada espaço, a descrição de alguns ambientes conhecidos, que podem utilizar em suas postagens, e terão o espaço para criação de suas RPs, seguindo o modelo:

{Nome da rp (opcional) - RP aberta/fechada de nome dos players}

Feito isto, o primeiro post deverá seguir o modelo do template colocado abaixo, dando todas as especificações a respeito do local e das condições dos envolvidos.

Código:
<center><link href='http://fonts.googleapis.com/css?family=Playfair+Display+SC' rel='stylesheet' type='text/css'><div style="width: 400px; background: #fff; border: 1px solid #111"><div style="width: 315px; height: 40px; padding: 40px; background: #111; color: #fff; font-family: Playfair Display SC; text-transform: uppercase; font-size: 20px; line-height: 50px; margin-top: 2px;">NOME DA RP</div><div style="display: inline; position: relative; top: -45px; font-family: times; text-transform: lowercase; font-size: 9px; font-style: italic; letter-spacing: 1px; padding-bottom: 4px; border-bottom: 1px solid #fff; color: #fff;;">SUBTÍTULO</div><div style="width: 315px; padding: 10px; color: #090909; font-family: calibri; font-size: 12px; text-align: justify;">[uma introdução no estilo das missões dando a ambientação dos eventos passados e interesses das duas partes na interação, caso os envolvidos desejem]

[center]* * *[/center]

A rp se passa em (nome do local - cinema, praça, restaurante, etc.), (cidade e estado) X dias depois de tal missão/diy/evento. Descrição das condições climáticas, horário, movimentação e afins relevantes.

Condições atuais: [url=URL DA FICHA]nome do player[/url] x/x HP e y/y MP (aguardando att de tal coisa)

</div></div><div style="width: 390px; padding-top: 8px;     background-color: #fafafa; font-family: calibri; font-size: 7px; color: #acacac; text-align: center; text-transform: uppercase; letter-spacing: 2px;"><a href="http://lotusgraphics.forumeiros.com/u276">©️ DFRabelo</a></div></center>

Invasões


As invasões ocorrem quando um jogador não-convidado entra em uma RP em andamento com o intuito de atacar os personagens presentes.

As invasões/ intervenções/ PvP's em RPs fechadas podem ocorrer caso não haja nenhuma postagem, justificativa ou pedido de pausa dentro de três dias. Caso a interação seja pausada pelos envolvidos, é necessário um aviso no tópico e ambos ficam impedidos de participar de qualquer outra atividade on-game até que encerrem a RP.

Aos indivíduos que chegarem no local de interação, é necessário que haja coerência. Na sua primeira postagem, é necessário um motivo plausível de sua presença no local, com a comprovação de saída de outro estado/cidade com motivos relevantes para a ida até o segundo ponto.

No caso de PvP's programados e, segundo o sistema, com limitação de perda de HP/MP, narradores players, monitores e líderes de grupo podem ser convocados para mediar o combate e ditar os ganhos cabíveis de experiência e afins, e o fato de ser algo combinado deve ficar claro na postagem. No caso de batalhas até a morte ou indesejadas, apenas administradores e deuses estagiários são habilitados para a narração.

Encerramento das RPs


Uma vez que a interação for encerrada, um dos envolvidos deve postar o link nos pedidos de atualização não apenas para que sejam feitos os descontos cabíveis de HP e MP mas também o tópico seja trancado e enviado ao tártaro. O criador da RP deve também postar o aviso de encerramento no tópico da RP. Não é permitido realizar ataques contra personagens em RPs encerradas, mesmo que o tópico ainda não tenha sido trancado.

RPs de Cura


Rps de cura agem de forma similar à qualquer RP normal. Nela, personagens podem utilizar poderes para se recuperar (lembrando que bonificações locais, como o uso livre de poderes e bônus de curandeiro só são considerados em locais oficiais do fórum, como as enfermarias e hospitais fixos), utilizar itens de cura (poções, normalmente, ou outros itens que ofereçam bonificações) e de poderes pessoais de regeneração/ recuperação.

Considerando a existência do hospital geral, enfermarias e do tópico aberto do hospital, as RPs de cura são limitadas a recuperação de até 15% das estatísticas do personagem (HP e MP).

Uma RP de cura não deve simular atividades de descanso simples (como dormir), uma vez que já há um tópico de descanso com função para tal.

A cura pode ser realizada por si próprio ou com o auxílio de outros personagens. Não há necessidade de diferenciação da postagem, mas o jogador deve informar no pedido de atualização da RP que houve cura para ser ajustado na ficha.

RPs de cura ainda consideram gasto de MP e HP e ainda podem ser invadidas se não cumprirem as regras de postagem.

Temporalidade


Respeitando as normas do fórum, é permitido que o jogador se envolva apenas em uma RP por vez, não podendo iniciar outra até que a anterior seja devidamente encerrada. Contudo, ainda é possível solicitar missões e postar DIY's ou SM's desde que a interação não compreenda um combate pré-estabelecido (isso em virtude das possíveis alterações bruscas nos status) e, no caso de um PvP inesperado, as outras atividades são automaticamente anuladas.

O jogador ainda é livre para postar em locais públicos seguros sem qualquer limitação.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1068

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas de Interação: Locais públicos, roleplay (RP), PvP, intervenção

Mensagem por Organização PJBR em Dom 22 Jul 2018, 23:12


PvP

PvP é a abreviação de Player versus Player, ou seja, jogador contra jogador: combate.

O sistema de PvP é utilizado quando dois jogadores ou mais lutam entre si. Para oferecer um direcionamento com algumas questões básicas, como movimentação, ações e os ganhos em um PvP, o tópico foi dividido, facilitando as explicações.

Turno


O turno é o momento em que um personagem age. Um PvP é dividido em vários turnos, com cada personagem postando sua ação.

O turno é composto de duas fases (ou seja, cada participante tem direito a 2 postagens, com intermediação do narrador), com 2 ações por fase/postagem, totalizando, portanto, 4 ações em um turno. As ações são avaliadas e validadas por ordem cronológica. Se alguma ação ficar em aberto, será dado prosseguimento a ela na próxima fase (por exemplo, um contra-ataque).
Ex de ordem:

Player 1 > player 2 > narrador > player 2 > player 1 > narrador

As ações podem ser de qualquer tipo (movimento/ ataque/ defesa/ outros)

Um poder que dura 1 turno terá duração, portanto, de 2 postagens de quem o ativou.

Movimentação e distância de combate


Há três distâncias básicas, cada uma englobando 1,5m, o que chamamos de "ajuste".

Corpo a corpo/ Curta - até 1,5m de distância: punhos, armas de empunhadura pequena a mediana , como espada longa, adaga, bordão, maça, mangual simples, etc
Mediana - de 1,5m a 3m de distância: Armas de hastes ou correntes/ cordas, como alabardas, mangual duplo, correntes, chicotes, etc.
Longa - acima de 3m. Armas de arremesso/ ataque À distância, como fundas, bestas, flechas e poderes à distância.

O movimento só conta como ação quando ultrapassa o valor de um ajuste (1,5m) ou quando dois ajustes são realizados consecutivamente. Ou seja, sair da distância corpo a corpo para mediana é livre, mas ir da distância corpo a corpo para a distância longa consome uma ação de movimento; enquanto que ir da longa para a mediana pode requerer movimentação normal, dependendo da distância em que se encontra. Uso de poderes de teleporte sempre conta como ação, independente da distância.

Um personagem pode se mover normalmente até 5m por ação que não se enquadre como ajuste (ou seja, se usar todas suas ações para movimento, seria equivalente a 10m em uma postagem ou 20m no turno - considerando movimentação normal).

Área de combate: é considerado área de combate até 30m de distância do oponente. É possível realizar ataques acima disso? Sim, mas para delimitar as chances de fuga, elas se tornam mais prováveis a partir desta distância.

Outras ações


Interação com objetos: um personagem pode interagir com objetos enquanto realiza suas ações. Por exemplo, pode sacar uma arma enquanto se move, ou colocar algum alimento na boca - pegar uma poção na bolsa, abrir um frasco e beber o conteúdo demandaria, portante, 3 ações de interação. É permitido três interações por turno (ou seja, a cada 2 postagens), distribuídas como o personagem achar melhor (2/1, 1/2, 0/3, 3/0, desde que respeite as definições).

Além disso, no que diz respeito às ativação de itens, será considerado interação quando o personagem já estiver usando o item, o alvo for o próprio portador, o próprio item, ou alvo voluntário e o efeito não conflitar com outra ação. Por exemplo, um efeito de buff que aumente a esquiva do personagem seria uma interação, mas um efeito que crir um escudo seria uma ação (uma vez que o escudo se opõe diretamente aos ataques). No caso de alvos voluntários, ainda que a ativação seja considerada uma interação, a ação necessária para usá-la pode exigir uma ação comum (se aproximar da pessoa, por exemplo). Um ataque direto nunca será uma interação.

Fala: Sempre é considerado livre, exceto se for componente de um poder ativo.

Poderes de buff: Aqueles que aumentam o desempenho do usuário ou de terceiros. Serve apenas para habilidades do próprio semideus, excluindo as de itens (que entram na categoria de interação com objeto). Cada um tem direito a uma ação livre de buff por fase. Curas e poderes de defesa não são considerados buff.

Combates abertos


Diz respeito aos PvPs "aleatórios", que acontecem em locais públicos não-seguros e RPs abertas.

Mantém-se a regra já existente de que não pode chegar e atacar na mesma postagem. Após a postagem de chegada no local, há 24 horas de reação para quem se encontra já presente. Detectar o personagem que tenciona atacar depende das ações dele e dos poderes do player visado. Caso sua reação seja considerada incoerente, um narrador pode invalidar (uma detecção sem poderes adequados, ou um teleporte sem encerrar suas interações por medo do combate).

Após estas 24 horas, tendo ou não reação, é permitido o ataque - e, neste caso, caso não haja postagens de reação ou a chegada de novos players, double post não contará como flood (ou seja, a postagem antes do ataque pode ser a da chegada do atacante, desde que haja o intervalo de 24h entre elas).

Após o ataque inicial, há 24h para que haja a postagem do defensor, e, depois dela, mais 24h para que um narrador assuma a mediação do combate - lembrando que se não houver uma defesa o narrador apenas valida as consequências do ataque.

Combates em locais abertos só permitem a presença de 1 pet por vez. Outros monstros/ aliados podem ser invocados por poderes ou surgirem depois, com o andamento do combate. Parceiros NPCs nunca tomam partido em PvPs.

PvPs abertos permitem a aparição de outros personagens. Nesse caso, eles devem seguir as regras dispostas pelo avaliador. No primeiro turno, a ordem de ação seguirá a ordem de aparecimento dos personagens, enquanto nos turnos seguintes o avaliador determinará a nova ordem.

Caso já tenha ocorrido alguma fase do PvP, mas ainda não tenha sido postada a avaliação por parte do narrador, personagens que planejem entrar no combate podem postar sua chegada no local, mas não seu envolvimento na luta, devendo aguardar o fim da fase de avaliação. Além disso, devem, preferencialmente, avisar o narrador de seu intento (podendo fazer isso por MP, caso suas ações não sejam claras na postagem).

Lembrando que PvPs são temporais - então, não se pode iniciar um ataque já estando em missões ou outras narrativas, o que invalida a ação e acarreta penalidade por flood ao infrator.

O narrador que assuma o combate é livre para delimitar outras regras os condições, que só serão aplicadas nos turnos posteriores.

Combates fechados


Diz respeito aos combates que se desenrolam em arenas e RPs fechadas, ou seja, combinados previamente.

Apesar das diretrizes básicas, o narrador e os participantes podem escolher mudar os termos em questão, como alterar o número de ações por turno, limitar a quantia de poderes ou alterar ou proibir a presença de pets. Estas regras valem tanto para combates combinados quanto para eventos em que um narrador seja o responsável, seja um treino ou uma missão de trama.

Comunicação com o avaliador


O avaliador não pode tirar dúvida de estratégia, interpretação de poderes, usos de habilidade e afins (por exemplo falar se algo funcionaria ou não em combate). O narrador pode tirar dúvidas sobre o cenário [detalhes estes que devem estar claros na postagem, e acessíveis a todos os participantes] e prazo e ordem de postagem. É aconselhado que qualquer registro seja mantido em caso de dúvidas posteriores.

XP e espólios de combate


Combate aberto:

Combater não é muito diferente de treinar, exceto, talvez, pela possibilidade de morte mais palpável.

Combates até a morte rendem até 150 xp, dependendo dos envolvidos.

O cálculo é realizado com base nos níveis, sendo 150 de base. Um intervalo de até 5 níveis não provoca alteração de XP. Acima disso, são descontados ou adicionados 10 xp, dependendo do vencedor - caso vença o personagem de menor nível, ele ganha 150 xp + 10 xp por nível de diferença acima do 5º; se o personagem for de nível mais alto, são 150 -10 xp por nível abaixo do oponente: certos alvos simplesmente não valem o esforço de serem combatidos.

Quando houver mais de um adversário para um mesmo alvo, o XP é dividido (ou multiplicado) pela quantia de alvos enfrentados.

Em caso de grupos equilibrados em número, o nível para delimitar xp é considerado a média dos participantes.

O xp será proporcional ao número de turnos envolvido na batalha (alguém que chegue depois terá o XP reduzido).

Fuga não rende xp, o que também ocorre quando não há defesa do personagem atacado. Nesse segundo caso ainda há, contudo, a possibilidade de saque, que será explicada abaixo.

Saque de itens em combate aberto:

Em nenhum caso é permitido saque de item de reclamação/ entrada em grupo, itens especificamente descritos como componentes de trama (como ativadores de habilidades especiais da lista divina, ou descritos especificamente desta forma) ou de itens que não estejam sendo portados pelo alvo no momento da luta.

1ª morte: O personagem morto escolhe 1 dos itens que carregue e que não se enquadra nesta categoria para manter. Os outros ficam disponíveis para saque.

2ª morte: O personagem escolhe apenas o item que, de acordo com o sistema de morte, será mantido em sua conta, estando de posse dele ou não. Outros itens que carregava ficam disponíveis para saque.

3ª morte: Os itens que carregava ficam disponíveis para saque, respeitando as regras acima.

Pode-se saquear apenas 1 item por turno, e não mais do que 2 por personagem vencedor.

Combate fechado:

Combates fechados não são realizados até a morte: seriam amistosos entre os jogadores, como uma espécie de treino. Nesse ponto, inclusive, podem ser realizados normalmente em arenas, desde que criado um tópico para tal, e, se ambas as partes estiverem de acordo, não precisam de um mediador (nesse caso, a avaliação só é realizada ao final, da mesma forma que ocorreria com um treino na arena).

Caso optem pela mediação, ela pode ser realizada por qualquer narrador do fórum, seja um deus ou um narrador-player.

Em caso de combate fechado, não há acréscimos ou deduções referentes ao nível: as lutas valem 150 xp no máximo, avaliadas dentro das regras do fórum. Além disso, o xp não está condicionado à vitória ou derrota: todos os participantes são avaliados e recebem o Xp por sua desenvoltura de forma geral. Outros bônus podem ser aplicados, como o de mestre x aprendiz.

Não há saques, mas os participantes podem combinar recompensa prévia, com algumas condições:

  • A recompensa deve provir do arsenal do próprio jogador;
  • Os itens devem estar adequados às regras de descrição do fórum, podendo sofrer ajustes para tal - nivelamento,
  • mudança de descrição e afins - sempre a ser realizado por algum deus;
  • Não é uma troca de itens: apenas o ganhador recebe um item do perdedor;
  • Itens de nivelamento inadequado não podem ser utilizados até que o jogador alcance os requisitos;
  • Mantêm-se as restrições de premiação: itens de grupo, progenitor ou especificamente ligados ao jogador (como
  • Item de trama pessoal, ativação de poder específico ou que sempre retorne exclusivamente à aquele jogador) não podem ser dados como recompensa.
  • Combate com recompensa deve sempre ser mediado por um narrador oficial.


Reavaliações


Só será aceito 1 pedido de reavaliação por lado participante na batalha (atacante/ atacado). Erros que ocorram podem advir de falha de interpretação ou parcialidade narrativa - e, para o pedido ser aceito, deve ser embasado/ justificado.

Combates abertos sempre são acompanhados por mais de um mediador (mesmo que apenas um poste) justamente para evitar falhas. Em caso de dúvida, um ADm dará a palavra final.

Em qualquer dos casos, o narrador possui o comando da cena e seus resultados, e se embasará nas descrições realizadas pelos jogadores, levando em conta o sistema e a cronologia das ações - se a ação possuir falhas narrativas que dependam de explicação externa, então seria, em tese, uma ação falha - o narrador se baseia apenas no que está escrito.

Desacato aos narradores renderá punições.

Lembrando também que qualquer item ou mascote já deve estar adaptado às novas diretrizes do fórum.

Observações finais


O sistema está em vigor desde 20 de abril de 2018. Sendo assim, RPs e interações abertas em local público só estarão sujeitas a invasões desde que tenham sido iniciadas a partir dessa data. Interações iniciadas antes não podem ser invadidas, e qualquer tentativa será anulada.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1068

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas de Interação: Locais públicos, roleplay (RP), PvP, intervenção

Mensagem por Organização PJBR em Dom 22 Jul 2018, 23:14


Intervenção

O sistema de intervenção diz respeito ao aparecimento de monstros errantes, que podem surgir em uma RP aberta em local não-seguro ou em uma RP fechada cujo prazo tenha estourado. O sistema ainda está em desenvolvimento, e será postado quando for entrar em vigor.

Lembrando que qualquer criatura encontrada nessas condições gerará XP para os personagens que as enfrentarem.



Organização PJBR
Organização PJBR
AdministradoresPercy Jackson RPG BR

Mensagens :
1068

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas de Interação: Locais públicos, roleplay (RP), PvP, intervenção

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
:: Topsites Zonkos - [Zks] ::