Percy Jackson e os Olimpianos RPG BR
Bem vindo ao maior fórum de RPG de Percy Jackson do Brasil.

Já possui conta? Faça o LOGIN.
Não possui ainda? Registre-se e experimente a vida de meio-sangue.

♦ Tutorial: Aspectos para uma boa ficha de reclamação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

♦ Tutorial: Aspectos para uma boa ficha de reclamação

Mensagem por ♦ Organização PJBR em Sab 14 Jun 2014, 01:06


Tutoriais



Aspectos para uma boa ficha de reclamação

Já que tantos tem essa dificuldade, aqui uma explicação básica do que avaliamos, e no que devem pensar/ prestar atenção para ter maiores chances de reclamação - o que é válido tanto para fichas comuns quanto para aquelas avaliadas de modo mais rígido.

A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS:


Muita gente não liga para as questões, acha que é besteira, e pula logo para a história, mas elas são essenciais tanto ao player como ao avaliador. Vamos ver todas aqui:

▬ Por qual Deus você deseja ser reclamado? Caso não queira ser um semideus, qual criatura mitológica deseja ser?

e

▬ Diga-nos: por quê quer ser filho de tal Deus - ou ser tal ser mitológico?

Aqui, é melhor analisar junto. Força o player a pensar nos motivos - sejam apenas os poderes ou uma trama em si. Isso ajuda para ele pensar se não vai abandonar logo a conta, fazer por fazer. Afinal, se são apenas pelos poderes, e se eles mudarem? E se outro deus criar melhores? Ele vai abandonar essa conta e começar outra? Para o avaliador, mostra a sua identificação com a história, uma parte do seu conhecimento sobre o deus. Como no fórum nem tudo é literal e tem várias coisas não apresentadas no livro, é aqui que vemos o quão informado o player está sobre a divindade/ criatura escolhida.

▬ Cite suas principais características físicas e emocionais.

Essa questão serve para o player pensa melhor no que está criando. São onde começam a surgir as ideias. O que o personagem pensa, como age, como se parece? Você consegue imaginá-lo? Sim? Pois é, nós queremos visualizar o que você imaginou, queremos entender o que você criou.

Além disso, aqui é onde vemos se seu personagem tem a mínima relação com o deus planejado. Erros e confusões ocorrem. Não quer dizer que você tenha que seguir o estereótipo, mas é um indicativo de que você está certo do que está construindo e não vai se arrepender depois. Agora, se seu filho de Hades é a pessoa mais animada do mundo, tudo bem! Para isso tem a parte principal...

▬ Relate a história da sua personagem - não haverá um limite de linhas definidos, deixe a sua criatividade fluir.

Certo, neste ponto é onde vemos tudo o que seu personagem passou para ser quem é. Você começa sua história aqui. É onde o personagem toma vida. Não é porque é algo escrito que ele não tem um passado. O objetivo é o mesmo pra ambas as partes: saber como ele se tornou quem é e desenvolveu as características que possui, analisar se batem com as características citadas e que, mesmo que fujam do esperado, tenha um motivo. Aqui, já começa também uma análise útil para o seu desenvolvimento no fórum, sob diversos aspectos que vou abordar abaixo.


ASPECTOS DA NARRAÇÃO:


▬ Ortografia: Parece besteira, mas como podemos avaliar um texto que não conseguimos entender? Atentar para isso é importante, porque também fará diferença futuramente. Não precisa ser um gramático formado, mas erros graves, drásticos, atrapalham muito a leitura, e dificultam sua assimilação. Um texto sem erros ainda pode pecar em outros fatores, mas já é um passo a caminho de uma boa postagem. Para isso, use corretores ortográficos - seja o Word, BrOficce ou mesmo aqueles dos navegadores, já ajuda, mas sempre releia e revise o que escreve - até porque, a própria concordância do Word pode ser falha, já que a linguagem admite algumas variações nem sempre reconhecidas por um programa padronizado.

▬ Estrutura e linguagem: Aqui, entra tanto a organização da postagem quanto a fluência na escrita. A organização tem uma boa parcela para ajudar no entendimento também. Blocos de texto longos, sem divisões, tornam-se cansativos para a leitura. O uso de templates ou cores não é obrigatório, mas deve-se tomar cuidado para ver se indicou tudo corretamente - sua fala, a dos NPC's [non player Caracter - Personagem não jogador, todos os que você cita na história e não são você - monstros, amigos, parentes, etc], por isso, tente usar as ferramentas disponíveis para criar seus textos, mas sem exageros - se usam templates, atentem para a legibilidade do texto, evitem coisas muito fantasiadas - o foco é o que você escreve - e com ou sem templates, evitem cores berrantes. Na estrutura, é questão da construção textual - a não repetição dos termos, ao menos de forma exagerada, o ritmo do texto, pontuação, descrição - lembrando que apesar de que você possa ter imaginado a melhor história do mundo, nós só temos como base o que você escreve, podendo haver um abismo enorme entre o que você planeja e o que nós entendemos por este motivo. Descrições detalhadas evitam interpretações ambíguas.

▬ Coerência: A base do jogo. A coerência é o que delimita boa parte das ações do seu personagem. Sabemos que é legal ter poderes e agir como "o" super-herói, mas tenha em mente que esse tipo de coisa você vai desenvolver no jogo. Aqui, entra o quanto a história é verossímil - não quer dizer que é real, ainda é uma fantasia, mas pense no contexto - seu personagem até então comum descobre que seu mundo é bem diferente do que imaginava - de uma forma ou de outra. Claro, você poderia dizer que caiu uma pedrinha com um bilhete amassado na sua frente escrito"Você é um semideus, vá pra Long Island", mas que sentido teria? A coerência é o que delimita quanto de ligação entre as informações ditas existem na sua história, e isso é muito importante - como no caso citado, do semideus que foge do estereótipo, é necessário um motivo - e quão mais coerente este for, quanto mais sentido as informações da sua história se complementarem, maiores as chances de você ser reclamado.


OUTRAS DICAS:


O texto não é só feito de falas. Fichas assim geralmente são reprovadas por não abrangerem as informações do personagem o suficiente para uma análise do mesmo. Lembrando que personagens fazem coisas, pensam coisas, sentem coisas - quanto mais do seu personagem você conseguir passar, melhor.

Outro ponto é dos npcs - monstros, família, amigos - você é responsável pelos personagens que cita, eles existem na história tanto quanto o personagem principal. O que seria de Percy sem sua mãe? E quão interessante seriam as batalhas se os monstros só esperassem para ser acertados, ou se ele nunca tivesse dificuldades? Pensem nisso.

Poderes e armas em geral não são usados na ficha, mas se o fizer, coloque em code ou spoiler, no final da mesma, para deixar claro a utilização - lembrando que você é nível 1. Isso também pode ser feito com qualquer outra informação complementar que ache importante constar. Acredite, nós lemos!


FINALMENTE:


Evite clichês - não tenha medo de criar sua história, dar vida à imaginação. Aqui, também é importante não copiar - a questão do plágio é algo sério, além de crime. Pode parecer besteira, mas ter seu trabalho usurpado por outro é realmente frustrante. Além disso, qual a glória de ser valorizado por algo que não é seu? Claro, nada te impede de se inspirar em algo - não necessariamente de Percy Jackson - a personalidade de um personagem que gosta, uma situação de um filme, tudo é válido, se criado por você mesmo e respeitando os critérios já analisados. A mitologia é uma boa fonte, mas não queremos uma cópia dos mitos existentes - queremos você, original, com sua história, sua trama, sua vida. E, principalmente, sua diversão! Por isso, tampouco tenha medo das nossas avaliações - estamos aqui para guiar a todos no jogo, não para desmerecer ninguém. Tentamos auxiliar o máximo possível, e se às vezes parecemos críticos demais, é apenas porque queremos ajudar, mesmo que nem sempre nos expressemos bem. E qualquer dúvida, sempre que precisar, entre em contato com um deus/ ADM/ narrador do fórum. Ficaremos felizes em lhe orientar - desde que se lembre, é claro, de pedir com educação - a principal regra do fórum! No mais, sejam bem vindos e boa sorte!


Tks Maay from TPO
♦ Organização PJBR
Administradores
Mensagens :
554

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum