Percy Jackson e os Olimpianos RPG BR
Bem vindo ao maior fórum de RPG de Percy Jackson do Brasil.

Já possui conta? Faça o LOGIN.
Não possui ainda? Registre-se e experimente a vida de meio-sangue.

♦ Guia do Jogador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

♦ Guia do Jogador

Mensagem por ♦ Organização PJBR em Sab 14 Jun 2014, 01:22


Tutoriais



Guia do Jogador

Bem vindo!

Seja você um semideus ou uma criatura mitológica, alguns passos devem ser seguidos antes de começar a jogar. Elaboramos aqui um pequeno guia para auxiliá-lo em sua jornada pelo nosso fórum!

Como funciona esse jogo?
O Percy Jackson RPG BR (ou PJBR) é um fórum interpretativo. Isso significa que tudo aqui é feito na base da narração: a movimentação do personagem, a interação, suas ações... É como se a cada postagem você fosse construindo uma história, às vezes sozinho, às vezes com outros players ou narradores, dependendo do andamento do jogo e do que você faz no fórum. Mas vamos aos poucos... Primeiro, veja como fazer sua ficha. Aqui também explicaremos tudo o que você tem disponível para o seu divertimento e evolução dentro do jogo.

Quem organiza o fórum?
Temos uma equipe para auxiliar todos os players. Essa equipe é representada por players com perfil de deuses da mitologia grega. O status do deus não interfere no poder do narrador – então um deus maior e um menor, no fórum, têm igual poder de decisão e participação, assim como a mesma capacidade de auxiliar os players. Além dos deuses em geral, que são chamados também de moderadores, temos os administradores (ADMs). Todos os ADMs são identificados pela cor azul, diferindo do verde do restante da staff. A diferença entre os deuses comuns e os ADMs é que os ADMs têm acesso ao painel de controle, podendo editar e atualizar os players, algo que os outros deuses não fazem. Além disso, ADMs avaliam coisas específicas no fórum, como fichas de grupos secundários e fichas para deuses. De resto, todos exercem o mesmo trabalho, como avaliações e missões em geral.

Outro grupo responsável por auxiliar players é o de monitores. Monitores são jogadores experientes, que, além de tomar conta do chat, impedindo que as coisas saiam do limite, passam treinos aos jogadores em geral, podem narrar missões e tem a obrigação de ajudar os novatos.

Caso sejam destratados por qualquer pessoa desses grupos, favor entrar em contato com algum ADM, apresentando seu caso (com provas, como prints) para que possamos verificar a situação e resolver quaisquer problemas!

Tudo bem, mas agora  eu me cadastrei no fórum. E então?
O primeiro passo é verificar se seu nome (ou nick, como chamamos em fóruns) está adequado às regras. Nicks inadequados tem suas fichas invalidadas.
O ideal é que seu nick contenha um nome e sobrenome, caso pretenda ser um semideus. Alcunhas e apelidos podem constar no nome como adições, como ex: Robert “Bob” Schulman, mas não são obrigatórios. Apenas apelidos não são aceitos. Lembrando que o nome é para identificação no fórum, mas os personagens só vão conhecê-lo pela forma que você se apresentar em on. Por exemplo, o player se cadastrou como Robert Schulman, mas prefere ser chamado de Bob então, em on, ao interagir com outros jogadores ele pode se apresentar apenas como Bob, independente do nick da conta.

Além de semideus, o player pode escolher ser um espírito da natureza: uma náiade, dríade, centauro ou sátiro. Nesse caso, o sobrenome é opcional. Em qualquer um dos casos, não são aceitos nomes com números, símbolos, caracteres especiais ou palavras de baixo calão. Além disso, não aceitamos personagens com nomes dos personagens oficiais então, se você se cadastrou como Percy Jackson, Grover Underwood, etc, também precisará fazer a modificação do nick.

Meu nome está inadequado, como eu mudo?
O nome é uma das partes da ficha que não podem ser alteradas por conta própria. Por esse motivo, você deve ir ao tópico adequado e pedir a mudança. Veja o tópico aqui (clique).

Vale para resets de ficha (explicaremos adiante), nomes fora do padrão, digitação errada, etc. Basta postar de acordo com o pedido e aguardar a alteração. Lembrando que, após a mudança, você usará o novo nick para logar no fórum.

Meu nome está certo. O que faço agora?
O segundo passo é ativar a sua ficha de personagem. É bem simples: entre no seu perfil e clique em “Ficha de personagem”. Aparecerá uma mensagem perguntando se deseja gerar a ficha. Confirme e pronto: a ficha básica ficará disponível.

Mas eu não consigo preencher todos os campos da ficha!
Calma, é assim mesmo. Alguns dados o player é livre para editar, como localização, história, data de nascimento, etc. Outros, os ADM é que modificam, como seu nível, quantia de vida e energia, arsenal e etc. Note que algumas coisas são básicas: Você vai começar no nível 1, com 100 de vida e energia e uma arma inicial padrão.

Ok, e agora? Eu já sou um semideus? Por que meu nome não tem cor?
Estamos quase lá! Para ser oficialmente um semideus – ou um espírito da natureza – você precisa fazer a sua ficha de reclamação aqui [Clique]. Através dela será determinado a sua origem como criatura mitológica ou seu parentesco divino.  A ficha não é aprovada automaticamente, sendo antes avaliada por um deus. Com a ficha aceita, o ADM o adicionará ao grupo correspondente (note que os grupos são fechados, ou seja, você não pode se inscrever sozinho, precisando fazer a ficha para isso). Ao ter a ficha aprovada, você é adicionado ao grupo e ganha a cor correspondente, além do rank e dos itens de reclamação.

Certo, mas como funciona a ficha?
A ficha é realizada através do modo interpretativo. Nela, você vai responder algumas questões: De quem deseja ser filho e por que, detalhar as características físicas e psicológicas do personagem e contar, através de uma narração, a história do personagem. É obrigatório indicar de quem você será filho ou o tipo de criatura que será – nós não definimos isso por você!

Um tópico explicando os quesitos da ficha e dando algumas dicas pode ser visto aqui. [Clique]

Devo narrar em primeira ou terceira pessoa? Faz diferença?
Não. O importante é uma narração consistente – não ficar alterando no meio de uma frase, por exemplo. De resto, você é livre para narrar como se sente mais à vontade, seja pela visão do personagem (1ª pessoa) ou pela visão de um narrador externo (3ª pessoa).

Certo, e para ser uma criatura mitológica?
A ficha é a mesma. A questão pode diferir um pouco na parte da história – afinal, você já nasce sendo um espírito da natureza, diferente dos semideuses que apenas descobrem sua origem mais tarde. Você pode então narrar como nasceu, onde, e como cresceu até o momento atual.

E no caso das fichas avaliadas com mais rigor, por que é assim? É uma ficha diferente?
As fichas avaliadas de modo mais rígido variam. Alguns por serem filhos de deuses primordiais, como Nyx, seriam mais raros – suas fichas são mais difíceis pelo nível de poder; Athena é deusa da sabedoria, e também requer um nível mais avançado exatamente pelo aspecto que domina, enquanto Perséfone já foi motivo de uma trama no fórum. Aqui, é dado mais atenção para a narrativa, tanto no quesito gramatical, quanto na organização e, principalmente, no desenvolvimento e coerência da história, que deve ser mais completa e detalhada. Contudo, a ficha ainda é a mesma – os avaliadores apenas serão mais críticos.

E os três grandes? No tópico fala que existem testes...
Os três grandes (Hades, Poseidon e Zeus)possuem um teste específico e a ficha comum não é válida para eles – se postar, simplesmente será anulada. As regras e orientações específicas para se tornar filho de um deles podem ser encontradas aqui. [Clique]

Mas há alguma diferença entre eles e os outros semideuses?
Em termos interpretativos, não. O teste apenas simula a raridade desses semideuses, e dão o caráter de status, já que a seleção é bem mais complexa que a dos outros semideuses. Contudo, o sistema de evolução permanece igual ao de outros semideuses, com poderes distribuídos em níveis, e ainda precisando a mesma quantidade de xp para avançar.

Ei, estou em dúvida... Posso fazer mais de uma ficha?
Para a mesma conta, não. Só é possível fazer uma ficha ou teste por vez. Se postou e mudou de idéia, avise sobre o cancelamento no tópico – apenas 1 vez, ou será considerado flood – ou mande uma MP a um ADM pedindo a exclusão da postagem. Caso poste várias fichas sem aviso, além de ter todas as  ignoradas, ainda pode ser penalizado por flood. No caso dos testes, apenas um teste por vez pode ser postado por tentativa, então, se postou no teste de Zeus, por exemplo, não pode postar com o mesmo personagem no mesmo mês no teste de Poseidon, por exemplo, nem no tópico de reclamação comum. Caso não tenha a ficha ou testes aprovados, contudo, você é livre para fazer quantas tentativas quiser, desde que respeitando as regras.
Não se pode postar fichas de reclamação ou testes para 3 grandes se você já for reclamado.

Me arrependi e quero resetar, como faço?
Se você já foi reclamado e se arrependeu, desejando mudar, precisa resetar a ficha. Isso fará com que perca todos os níveis e itens do personagem, além de dracmas e status, voltando ao estado original da conta, permitindo que reinicie a ficha – podendo mudar até o nome do personagem. Caso queria esta opção, pode pedir a atualização aqui. [Clique]

Lembre-se que ao resetar você perde tudo, e que resets não são anulados – após efetivado o pedido, não é possível retornar ao estado anterior – todos os equipamentos, pets, nível e etc estão permanentemente perdidos: será necessário fazer uma nova ficha de reclamação e evoluir novamente a partir do nível 1.

Lembrando que resetar e excluir contas são coisas diferentes: o reset não deleta a conta (na verdade, o fórum não elimina nenhuma conta criada, sob qualquer justificativa, a menos casos graves onde a conta em si viola algum direito ou regra do forumeiros) nem elimina qualquer dado do jogador, como e-mail e etc.

Considere tudo isso antes de pedir o reset.

Certo, preciso registrar mais alguma coisa?
Sim, mas é pouca coisa. Não temos registro de nomes, então não precisa se preocupar com isso, mas temos registro de PP (Photo Player ou avatar). Isso serve apenas para um controle, evitando mudanças constantes, já que a imagem é algo importante e ligado ao personagem.  Não há restrições – pode-se usar desenhos, personagens de Hq, fotos de atores, etc. Pedimos apenas bom senso no conteúdo da imagem que, se for apelativo, fará o PP ser excluído sem aviso. O mesmo ocorrerá se ele não estiver no tamanho adequado, desconfigurando o fórum. Recomendamos o uso de avatares de 200 x 400 px, mas pode-se usar abaixo disso – acima vai provocar bugs.

Ainda sobre o registro, ele  não implica em exclusividade de uso da imagem. Para registrar seu PP vá aqui. [Clique]

Ok, mas não quero fazer minha ficha ainda. Posso jogar mesmo assim?
Sim, você pode. A questão é que, enquanto não for reclamado, você não terá quaisquer poderes ou armas adicionais, mas é livre para postar em qualquer tópico em on e realizar quaisquer atividades comuns, sejam treinos, missões e etc.

E falando nisso, como funcionam esses poderes?
Cada semideus ou espírito da natureza tem uma lista própria de poderes, que pode ser verificada aqui. [Clique]

Você não terá tudo disponível de uma vez, apenas conseguirá fazer as ações de acordo com seu nível, de forma cumulativa. Por exemplo, um filho de Hécate de nível 2 consegue realizar os feitos de nível 1 e 2, mas não utilizar qualquer outro poder adicional – eles só poderão ser realizados quando o semideus atingir o nível indicado para isso.

Entendi... Mas e esse lance de passivo e ativo?
Simples. Poderes passivos são características inerentes, sempre ativas ou poderes que não requerem custo de uso, enquanto que poderes ativos precisam de uma ação ou gatilho de ativação – você sempre precisa descrever seu uso. Além disso, poderes ativos consomem energia. Um personagem cuja barra de energia chega a 0 não poderá usar mais nenhum poder ativo, e pode sofrer outras consequências em on, como esgotamento ou coma, enquanto que ter o HP zerado significa a morte imediata do personagem.

Ei, enquanto estava vendo os poderes eu vi sobre os grupos secundários. O que é isso?
Grupos secundários são grupos adicionais – além do tipo de criatura ou progenitor – ao qual o personagem pode se integrar. Cada grupo tem sua função e características específicas, além de pré-requisitos para entrar, que podem ser vistos aqui. [Clique]

E o que eu ganho com esses grupos?
Os grupos oferecem uma lista de habilidades adicionais cumulativa com todos os outros poderes do personagem, que segue o mesmo padrão de acesso por nível, além de armas extras. A lista completa está aqui. [Clique]Alguns grupos fornecem locais diferenciados de moradia e treino além do Acampamento, como os Vingadores ou os Feiticeiros, enquanto outros fornecem uma forma adicional de lucro, como os Curandeiros e suas enfermarias. As opções são variadas.

Eu sou obrigado a entrar em um grupo?
Não. Entrar ou não em um grupo é algo totalmente opcional.

Se eu resolver entrar, como devo proceder?
Desde que você cumpra os requisitos, você pode fazer o teste, explicado aqui [clique] e enviá-lo ao responsável indicado. A avaliação demora de 5 a 10 dias. Se for positiva, você será adicionado ao grupo e atualizado com os equipamentos ganhos e, em caso de negativa, receberá a MP explicando os motivos e o que precisa melhorar. Alguns testes, como dos Mentalistas e dos Vingadores, exigem certo período de tempo entre uma tentativa e outra. Outros, como os Feiticeiros, tem avaliação diferenciada para personagens masculinos e femininos, devido à história do grupo.

Espíritos das natureza podem entrar em grupos?
Desde que cumpram os outros pré-requisitos, não há qualquer restrição.

Estou dentro, e agora?
Entrar em um grupo não é apenas uma questão de poderes adicionais – é uma questão de trama e, também, de responsabilidade. Players que estão em um grupo devem obrigatoriamente participar dos treinos realizados. O não comparecimento fará com que sejam retirados do grupo sem aviso prévio, perdendo todos os benefícios e itens ganhos. Contudo, os treinos rendem xp e são atemporais, não impedindo outras atividades. Explicações sobre isso no glossário.

E os tais itens de reclamação?
Tanto ao ser reclamado quanto ao entrar em um grupo, os players ganham certas armas e itens para auxiliá-lo em sua vida nesse mundo. Cada progenitor/ grupo oferece itens diferentes, assim como espíritos da natureza também recebem tais coisas. A lista do que cada grupo oferece pode ser vista neste tópico. [Clique]

E os treinos de chalé? Se eu não comparecer também serei excluído?
Não, os treinos de chalé não eliminam os players. Por outro lado, é uma boa maneira de adquirir nível e conhecer outros players, em alguns casos, além de que, por serem atemporais, não interferem em outras postagens.

O que é temporal e atemporal?
Essa nomenclatura define se o player pode estar postando em outro lugar ou não, ao mesmo tempo em que faz outra atividade. Uma lista completa se encontra no final da postagem, após o glossário, explicando que tipo de coisa é temporal ou não.

XP, XP, XP... Todos falam sobre isso, mas o que é?
XP é a abreviação de Experiência, que representa a evolução do personagem. Quanto mais XP você ganha, mais o personagem evolui. Cada 100 xp correspondem a 1 nível. Se reparar, você tem uma barra medindo isso. Cada vez que ela chega a 100 o nível do personagem é modificado, e a barra volta ao patamar anterior. Pontos excedentes não são perdidos, então, supondo que você esteja com 95 xp e ganhe mais 15, além de ganhar um nível sua barra volta no 10 – os pontos remanescentes. Existem muitos outros termos dentro do RPG, então, veja o glossário no final para compreender melhor.

Cada atividade no acampamento rende uma quantia específica de xp, através da avaliação padrão do fórum que se divide em várias categorias: Coerência; Coesão, Estrutura e Fluidez; Ortografia e Organização; Objetividade e adequação à Proposta. Para saber mais sobre o método avaliativo, clique aqui. [Clique]

Ok, ok... Mas como eu ganho XP?
Dentro do jogo existem várias atividades para auxiliar os personagens. Dentro do Acampamento, algumas atividades são específicas para isso:

♦ Arenas: Local onde o player treina suas habilidades de combate, seja com armas corpo a corpo, à distância ou combate contra monstros. Cada treino rende até 100 xp, e é possível realizar um treino por atualização na arena. Treinos não acarretam perda de HP ou MP, nem rendem dracmas. Para ver o tópico clique aqui. [Clique]

♦ Hipismo: Local onde o player treina atividades relativas à montaria e cavalgada, além de noções de vôo. Voltado principalmente para cavalos e pégasos (que são narrados como existentes nos estábulos do acampamento, para uso livre), mas o player tem liberdade para usar outros animais desde que os possua como pets em suas fichas. Rende até 100 xp, sem dracmas, sem perda de HP ou MP. Permitido uma postagem por atualização. Para ver o tópico clique aqui [Clique]

♦ Canoagem: No rio (obviamente). Local para treinar a noção no uso de canoas e caiaques. Rende até 100 xp, sem dracmas. Permitido uma postagem por atualização, não provocam perda de HP e MP. Para ver o tópico clique aqui [Clique]

♦ Complexo de escalada: Localizado dentro do acampamento, fornece diversas opções de paredes de escalada e obstáculos. É uma atividade física, que treina a força, resistência e reflexos do personagem. Rende até 100 xp, e não desconta HP ou MP. Permitido uma postagem por atualização. Para ver o tópico clique aqui [Clique]

Fora do acampamento, as atividades variam, mas a base é a mesma.

E esses tais de dracmas, o que são?
Dracma é a unidade monetária usada em jogo – o dinheiro no mundo mitológico. Cada player inicia com 100 dracmas, mas pode ganhar mais no jogo. Dracmas são utilizados para comprar itens em geral, moradia, etc.

Moradias? Como funciona isso?
Os personagens não precisam ficar apenas no Acampamento. Caso queiram um local individual de moradia, eles podem comprar tal local, através do sistema. Cada tipo de casa tem um custo, assim como a estrutura e mordomias adicionais. Comprado, ele poderá criar o tópico com as descrições dentro do subfórum adequado. Para detalhes do sistema é só ler aqui. [Clique]

Mas voltando ao dinheiro, como eu ganho esses tais dracmas?
Algumas atividades são específicas para isso:

♦ Limpeza dos estábulos: O player pode auxiliar dentro do acampamento, limpando os estábulos e cuidando dos animais. Deve-se narrar toda a atividade. Cada postagem é avaliada, mas não rende muito: até 10 xp por postagem (lembrando que esse é o valor máximo, mas pode-se ganhar menos se a postagem não for tão boa). Para ver o tópico, clique aqui. [Clique]

♦ Campos de Morangos: O acampamento sobrevive do cultivo e venda de morangos, facilitado pelos poderes dos semideuses relativos à natureza, além de sátiros e dríades e da própria aura de Dionísio. O trabalho aqui é grande, mas a recompensa é a mesma dos estábulos, sem o incômodo do cheiro do local: 10 dracmas(lembrando que esse é o valor máximo, mas pode-se ganhar menos se a postagem não for tão boa). Para ver o tópico, clique aqui. [Clique]

Além disso, missões também podem render dracmas, dependendo do rendimento do personagem.

Há mais alguma coisa que eu possa fazer?
Sim! Você pode fazer missões...

E o que são isso?
Missões são aventuras propostas pelos narradores. Existem missões de formato variado. Em comum, todas oferecerem um objetivo ao personagem, que deve cumpri-lo a contento.

Que tipos de missão?
As missões se dividem de acordo com seu formato:

♦ One-post (ou OP): São missões em que o narrador apenas oferece um enunciado com uma proposta e alguns pontos específicos. Neste tipo de missão o player deve criar todo o enredo, como uma história, abrangendo todos os pontos exigidos – mas não precisa se focar apenas neles, podendo ir além. Aqui, o player narra as ações como certezas. Não há turnos, sendo uma narrativa contínua e que deve ser finalizada pelo próprio jogador. Isso deve ser feito em uma única postagem. Caso o tamanho do post exceda o limite de caracteres (o que é difícil, mas pode ocorrer) o player pode postar em mais partes, mas deve avisar o narrador responsável para não ser considerado double post.

♦ Narrada: As missões narradas seguem turno a turno. Diferente das OPs suas postagens tendem a ser menores, e a história é guiada pelo narrador, dando as diretrizes aos poucos. As ações também são definidas por quem está passando a missão, por isso o player anuncia a intenção, não o resultado. Por exemplo, supondo que o narrador diz que o player foi atacado por uma harpia que voou em rasante, o player não diz “Me desvio e ataco de volta, acertando ela com minha espada”; o player narrará: “Tento me esquivar para o lado, rolando no chão para ficar fora do seu alcance, tentando em seguida contra atacar com a minha espada, aguardando o momento em que ela passa por mim”. Claro, aqui está bem simplificado, mas é só um exemplo. No caso apresentado, o narrador diria se a esquiva deu certo ou não, e se o ataque deu resultado e, caso o player tenha sido ferido, como isso ocorreu e quanto perdeu de vida. Os status do jogador também são definidos turno a turno, podendo oscilar bastante durante as missões. Pode ser realizada com no mínimo 1 e no máximo 3 personagens, mas o número pode ser alterado em eventos específicos.

♦ OP contínua: um meio termo entre a OP e a narrada. Aqui, o player tem liberdade para definir suas ações, mas os turnos da missão (no máximo 5) são mais complexos, apresentando mais objetivos, quase como uma OP. Em uma comparação simples. A OP representa toda a história de uma série condensada em um capítulo, as OP contínuas seriam como os episódios de uma série, que juntos formam a história, e as narradas como cada pedaço de um episódio, que no fim formam uma narrativa. Pode ser realizada com no mínimo 1 e no máximo 3 personagens, mas o número pode ser alterado em eventos específicos.

Já com relação ao local, elas podem ser internas ou externas. Isso não muda a quantia de xp, mas apenas oferece um ambiente coerente – nem todos os personagens vivem no Acampamento, enquanto alguns gostam de uma aventura diferente de vez em quando.

Na parte de xp, ele pode variar com o tipo da missão e a dificuldade de cada uma – escolhida pelo semideus. A explicação completa está aqui [clique] e o sistema de avaliação segue os mesmos critérios de treinos e etc, mas o valor pode variar, tanto pelo tipo de missão quanto pela dificuldade, como explicado.

Ei, existe um nível mínimo para fazer uma missão?
Não. Qualquer personagem pode pedir, mesmo sendo indefinido.

E como consigo uma?
Basta preencher a ficha na casa grande, de acordo com o tipo de missão, e aguardar que o deus crie e envia a MP avisando. É só ver os tópicos aqui. [Clique] Outra forma é pedir uma missão em aberto, postando no próprio tópico, aqui. [Clique]. Apenas fique atento para ver se você cumpre os requisitos. Além disso, pode enviar uma MP a algum deus pedindo o repasse após ter postado o pedido.

Lembrando que um personagem só pode estar em uma missão por vez (exceto por eventos e treinos atemporais) e só pode pedir outra após a anterior ter sido avaliada, com risco de anulação do pedido ou postagem além de advertências ou punições.

Uhn... E essas missões narradas por players?
Esse foi um sistema criado para que os líderes e monitores auxiliassem os deuses em missões narradas que, épocas atrás, tinham uma procura muito grande. Não diferem em nada das narradas por deuses.

E eu posso ser um player narrador?
Sim, players narradores são os líderes de grupo e conselheiros de chalé. Se você for um, poderá narrar missões.  

E como me torno um monitor?
Temos um tópico para que os players se candidatem. A partir do interesse do player, avaliamos vários quesitos: qualidade narrativa, comportamento, educação, postura (tanto no chat quanto no jogo).  Os monitores (que podem ser tanto líderes de grupo quanto conselheiros de chalé) precisam ser players experientes, já que seu papel principal é auxiliar os novatos, então, antes de se inscrever, jogue um pouco, conheça os players, ganhe experiência com o fórum em on e em off – suas chances são maiores conforme sua participação. Dentre suas obrigações, monitores podem passar missões e devem passar treinos, mas não ganham recompensas adicionais. Além disso, é um cargo que exige responsabilidade, em vários sentidos, o que implica que a ausência prolongada do jogador pode fazer com que seja retirado do cargo, assim como má postura e conduta inadequada pode ocasionar tal fato. Se ainda assim se interessar, veja o tópico sobre as inscrições aqui. [Clique]

Entendi. Mas voltando às missões e aqueles outros tipos? DIY e SM?
Essas são missões diferenciadas.

♦ DIY: É a abreviação de Do it yourself (Faça você mesmo). É uma oportunidade de o player desenvolver uma trama própria, sem a interferência dos narradores. Funciona de forma semelhante a uma OP, mas quem define toda a trama é o próprio player, sem pontos específicos. Ainda existem regras para desenvolver tal missão (a principal é que só podem ser realizadas a partir do nível 5) mas as explicações completas podem ser vistas aqui. [Clique]

♦ SM: São as missões Story Mode. Assim como as DIY elas não apresentam a interferência do narrador, e se desenvolvem como uma OP contínua. As regras delas são bem semelhantes a de uma DIY, com algumas variações, como o fato de que só são realizadas em dupla ou trio, com no máximo 5 turnos. As explicações detalhadas estão nesse tópico aqui. [Clique]

E o tal clube da luta?
O clube é uma arena externa especial, por apresentar sistemas próprios e completos. Além de arenas de treino comuns, aqui também será possível combates narrados (com um player contra um NPC comandado por um deus) e PvPs, além de missões de captura. O clube será aberto ao público dia 15 de novembro, e as regras gerais estão aqui. [Clique]

Entendi. Então essas missões de captura só valem ali... E como funcionam?
As missões de Captura são semelhantes a um DIY com um objetivo delimitado: capturar um monstro com vida e leva-lo para as arenas do clube da luta. As explicações estão no mesmo tópico já linkado acima.

Também vi algo sobre tramas e eventos...
Sim. Tramas e eventos são coisas diferentes. Um evento é uma missão com temática definida aberta para todos os players, mas de participação livre, não obrigatória.

Uma trama é um contexto – um evento ou acontecimento que afete o cenário. Uma trama em geral é composta de várias missões e eventos, envolvendo o fórum todo no processo, já que vai além de uma única postagem.

Por exemplo: o solstício citado no “O ladrão de raios” e a missão para resgatar o raio mestre seria um evento, mas a Guerra de Cronos seria uma trama, já que é algo amplo e afeta a todos.

Certo, mas nas regras falam de chance de morte... Isso pode ocorrer?
Sim, em missões e eventos os personagens estão sujeitos a danos, diferente do que ocorre em treinamentos e atividades. Assim, eles sofrem descontos em HP e MP. Além disso, podem ser penalizados pela não postagem sem justificativa ou morrer por não seguir o proposto, no caso de narradas, ou não conseguir o rendimento necessário em qualquer tipo de missão. O rendimento é definido pelo tipo e dificuldade, listados no mesmo link sobre as missões, já visto acima.

Não tive tempo de postar... Posso me justificar?
Sim. O prazo base para justificativas é de 3 dias, mas pode diferir se o narrador deixar explícito. Além disso, a justificativa não é garantia, uma vez que depende se é ou não plausível e justa – alegar preguiça, por exemplo, não funciona.

Eu postei! Demora muito para avaliarem?
O prazo de avaliação é de 5 a 7 dias. Se demorar mais do que isso, pode pedir para que outro narrador avalie aqui. [Clique]

Fui avaliado mas não atualizaram!
Bem, nesse caso, a postagem precisa ser realizada aqui. [Clique]

E o que ocorre se eu morrer?
Temos algumas regras quanto a isso, que podem ser verificadas aqui [clique]. Simplificando, na primeira morte o player muda de nome, mas mantém suas outras características, enquanto que a partir da segunda a ficha é resetada. Em eventos, o reset ocorre independente do número de mortes anterior.

Contas resetadas precisam fazer uma nova ficha de reclamação, mas podem escolher outro progenitor.

Além disso, o player deve registrar sua morte e mudança de nome no tópico correto, aqui. [Clique]

Eu sobrevivi à missão... Mas como vou me recuperar?
Ok, você escapou com vida mas não sem danos. Se recuperar, contudo, é bem fácil. Basta você postar na enfermaria central aqui [clique] onde sua recuperação vai depender da qualidade da postagem, ou interagir com um dos curandeiros em uma das enfermarias ativas, bastando escolher qual aqui [clique] – apenas fique atento para ver se o curandeiro está disponível.

Outra opção é utilizar os refeitórios aqui– a recuperação é pequena [20 HP/MP diários], mas gratuita. Para os mais afoitos e com dracmas no bolso, a alternativa é a compra de elixires e poções, mas devem postar o uso em on, se for o caso. Os itens podem ser comprados aqui. [Clique]

E como posso ficar mais forte?
Bom, como dito, os dracmas também podem comprar itens. Além das poções listadas acima, é possível comprar armas aqui [clique] ou encomendar com um filho de Hefesto nas forjas, aqui. [Clique]

E como funcionam as forjas?
As forjas seguem um roteiro próprio, tanto para os compradores quanto para os forjadores. Quem quer comprar deve interagir com o filho de Hefesto no local, como explicado no roteiro de forja aqui. [Clique] O filho de Hefesto, por sinal, tem mais trabalho. Além de seguir todo esse roteiro, correndo o risco de perder os materiais e ter a postagem anulada se quebrar as regras ou não descrever de forma adequada, precisam se preocupar com os materiais, que podem ser comprados aqui [clique] – lembrando que o tipo de forja que podem fazer depende do seu nível, como consta em seus poderes. Além disso, podem criar seus tópicos de forja, mas não se esquecendo das regras de organização e atividade, vistas aqui. [Clique]

E apenas filhos de Hefesto podem forjar?
Sim, esta é uma habilidade específica, definida pelo progenitor – da mesma forma que apenas curandeiros podem abrir enfermarias.

Na minha ficha também tem uma coisa estranha... Um ovo?
Todas as fichas vêm com isso, mas não é real. É apenas uma forma de indicar que o player ainda não possui um pet. Ao comprar um aqui [clique] ou adquirir em missão, o ovo será substituído pelo animal em questão.

Estou me sentindo perdido. Sou fraco e preciso de alguém pra me ajudar, isso é possível?
Sim! Temos um sistema de mestres e aprendizes. Não é obrigatório, mas pode servir para ajudar alguns players a se desenvolver tanto como jogadores quanto como personagens, ao criar vínculos em on. O sistema está explicado aqui. [Clique]

Ok, mas estou cansado de regras e de ganhar xp. Tem algum lugar pra diversão?
Claro que sim. Dentro do fórum todo temos os chamados “Locais Públicos”, cuja lista pode ser vista aqui. [Clique]. São locais feitos exclusivamente para interação entre os players, mas também é necessário ter cuidado: locais dentro do Acampamento são protegidos, sem risco algum, mas locais em cidades não. Nem todos os semideuses são legais, e confrontos podem ocorrer, ainda que dentro das regras, como explicado neste tópico. [Clique]

Agora, para quem quer apenas paz e sossego temos todos os tópicos da área off, aqui [clique], com jogos, discussões e bate-papo em geral.
Além disso, o chat sempre está disponível – lembrando que chat e área off não são interpretativos – nada do que ocorre nesses lugares vai interferir com seus players.

Mais alguma coisa que eu precise saber?

Bem pouca. Temos nossas regras de conduta geral e no chat, mas a base principal é o bom senso e respeito aos players.  Além disso, apenas questões sobre flood, discussões e plágio (que não admitimos no fórum de forma alguma. Players que plagiam recebem um aviso e ban inicial, mas a segunda punição é permanente). Enfim, as regras gerais podem ser vistas aqui. [Clique]

Ufa! Terminamos!

Enfim, esperamos que tenham compreendido – tentamos explicar o melhor possível. Sabemos que a princípio pode parecer complicado, mas acredite você pega o jeito fácil! Caso ainda existam dúvidas, podem entrar em contato com qualquer deus narrador ou ADM via MP!

Bom divertimento!


Tks Maay from TPO
♦ Organização PJBR
Administradores
Mensagens :
554

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum