Regras Universais

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Regras Universais

Mensagem por Organização PJBR Sex 28 Set 2018, 11:23


Regras Universais

1. Equipe Staff


1.1 Cargos e atribuições

O Percy Jackson RPG BR conta com um grupo de colaboradores (conhecidos como “staff”) que administra o fórum, desenvolve sistemas, missões, poderes, regras, eventos e outros. Essas pessoas se diferenciam dos demais jogadores por possuírem uma conta de um personagem divino ou rank de liderança e agem de maneira semelhante ao “mestre” de um RPG de mesa, direcionando os jogadores para que evoluam seus semideuses através das narrações.

Todos os membros da staff participam de discussões acerca do PJBR e, independente da atribuição, podem dar opiniões e feedbacks sobre os demais e o fórum. Devem, também, seguir as regras de conduta especificadas abaixo e podem atuar em eventos quando necessário, a depender da demanda.

1.1.1 Deus fundador

É um cargo único e pertence ao administrador que possui a conta fundadora do Percy Jackson RPG BR, cujo link do perfil termina em “/u1”. Seu trabalho no fórum é atuar junto aos demais deuses, em especial aos deuses administradores. Suas funções também são garantir a qualidade da staff, divulgar o fórum, gerir as parcerias, assegurar o backup das informações e buscar sempre os melhores recursos da forumeiros para o PJBR.


1.1.2 Deus administrador


Os deuses administradores são aqueles que possuem o trabalho de atualizar o fórum. Ficam responsáveis pela conclusão das narrações, distribuir as recompensas aos players, atender os pedidos dos jogadores no que diz respeito às modificações nos perfis, “limpar” tópicos do fórum (como RPs finalizadas, por exemplo), aplicar punições em missões abandonadas e também são responsáveis por supervisionar os deuses narradores, avaliadores e os monitores/líderes.

1.1.3 Deus idealizador

Os deuses idealizadores são os responsáveis pela elaboração dos enredos de eventos do fórum, novos grupos extras ou progenitores, manutenção dos poderes e dos sistemas. Também são os responsáveis por ouvir e repassar as sugestões dos players à staff.


1.1.4 Deus narrador

Deuses narradores ficam encarregados de atender às solicitações de missão dos jogadores (narrada, one post, one post contínua) e avaliam somente as atividades que foram desenvolvidas por eles mesmos.


1.1.5 Deus avaliador

O deus avaliador atua exclusivamente em missões auto-narradas (DIY e SM), fichas e atividades avulsas dos semideuses (arenas, forjas, hospitais, etc). Deuses avaliadores não necessitam avaliar missões narradas / op / opc que tenham sido postadas recentemente por um deus narrador, visto que este é responsável por ela. O deus avaliador somente pode avaliar uma missão narrada caso tenha sido abandonada pelo staffer original e a solicitação tenha sido postada no tópico “pedidos de avaliação”.


1.1.6 Monitores, centuriões e líderes

Os monitores de chalé, centuriões e líderes de grupo extra atuam, principalmente, em on-game. Cabe aos monitores de chalé desenvolver treinos para seus meios-irmãos periodicamente (e outros semideuses cuja natureza possua afinidade, caso não tenham monitor); Cabe aos centuriões desenvolver treinos para os recrutas de sua coorte; Por fim, cabe aos líderes de grupo extra desenvolver treinos para seus companheiros, avaliar o ingresso de novos personagens no grupo e também efetuar a fiscalização do grupo semestralmente. Todos possuem, além de suas obrigações com seus grupos, o dever de manter a ordem no chatbox, ter uma conduta exemplar e auxiliar novatos em suas dúvidas com relação ao RPG. Não é possível que um monitor ou centurião seja também um líder de grupo extra.

1.2 Regras de conduta

1.2.1 Anonimato

Com exceção dos monitores, centuriões e líderes, os membros da staff que adentrarem a equipe a partir de junho/2020 devem manter o anonimato. Caso sua identidade seja descoberta, o deus será desligado da equipe permanentemente sem as recompensas devidas e o jogador envolvido será punido em uma semana de afastamento em todas as suas contas. Esta nova regra se aplica como uma medida em combate ao uso do cargo para benefício próprio ou de terceiros de maneira injusta, bem como evitar que seu trabalho com os players seja associado com questões pessoais.

1.2.2 Chatbox

Com exceção dos monitores, centuriões e líderes, os demais membros da staff são proibidos de frequentar o chatbox logados em suas contas divinas. Essa regra se aplica para que o deus possa focar em suas atribuições no momento certo e também para evitar que sua imagem como staffer seja atrelada à pessoa em off, visto que o chatbox é um canal de conversa informal e não uma ferramenta para o on-game.

1.3 Gratificação

1.3.1 Recompensas

O trabalho da staff em prol da comunidade de jogadores é recompensado. As bonificações são fixas e distribuídas no último dia do mês. Todos os deuses administradores, idealizadores, narradores e avaliadores recebem 200 pontos de experiência e 100 dracmas/denários mensalmente. As recompensas serão válidas somente para um cargo, ou seja: se uma pessoa possuir uma conta deusa e também um personagem monitor/centurião/líder, deverá escolher por qual cargo será recompensado.

1.3.2 Conta bonificada

As recompensas da staff são bonificadas em uma única conta player, de posse particular, que deve ser registrada assim que este ingressar no grupo de colaboradores. A conta beneficiada com as recompensas pode ser modificada perante solicitação ao deus fundador.

1.3.3 Recompensas de liderança

As recompensas dos monitores, centuriões e líderes é variável por treino elaborado, podendo ser consultado na tabela da página xx do Sistema de Missões.

1.4 Admissão

Jogadores com uma boa visão sistêmica do PJBR e vontade de colaborar podem ser admitidos no grupo da staff mediante manifestação de interesse em um formulário que pode ser encontrado na categoria “registros, pedidos e testes da equipe”. O prazo de resposta é de 10 dias e a avaliação é feita pela equipe.

1.5 Desligamento

1.5.1 Mediante solicitação

O colaborador pode pedir o desligamento do cargo sem quaisquer prejuízos desde que finalize as tarefas em andamento que forem de sua responsabilidade. Neste caso, a recompensa mensal será proporcional aos dias em que esteve em atividade na staff. O comunicado deve ser feito ao administrador fundador.

1.5.2 Mediante expulsão

O membro da staff pode ser desligado do cargo à força caso:


  • Utilize do cargo para beneficiar a si ou a outrem, seja por alterações indevidas na ficha - itens, níveis, etc - ou mau cumprimento das funções - avaliações propositalmente vagas e de pontuação alta que não sejam condizentes ao texto apresentado;

  • Utilize do cargo para prejudicar propositalmente um jogador;

  • Não apresente desempenho adequado em sua função;

  • Apresente má conduta em on (mesmo quando logado no chat e/ ou com contas players/ secundárias);

  • Quebre as regras fundamentais da forumeiros com uso/ apresentação de conteúdo inadequado;

  • Prejudique o fórum propositalmente com suas ações (alteração de mensagens, remoção de conteúdo fundamental, apagar provas de má conduta de outrem, etc);

  • Compartilhe contas com cargos (comprovável via checagem de IP);

  • Abandone o cargo: será considerado abandono um período superior a 10 dias sem atividades relativas à função - ou seja, mesmo que esteja logando, caso não cumpra as funções, o staffer terá seus direitos removidos (com exceção de casos onde haja o aviso de ausência justificado);



2.2. Edição de tópicos

Assim como as mensagens, os tópicos possuem um prazo de cinco minutos para serem editados, evitando assim uma infração nos posts dentro da trama. Após este prazo, apenas a ADM tem acesso. Lembramos também que qualquer atividade irregular fica registrada em nosso painel.


2.3. Exclusão de tópicos

Os tópicos do Percy Jackson e os Olimpianos RPG BR nunca serão deletados, mas sim arquivados para que em alguma ocasião possam servir de prova ou testemunha contra algum problema ou infração que ocorra dentro do fórum. Administradores e Monitores terão direito de arquivar um tópico caso ele não siga as regras aqui citadas, esteja inativo ou até por voto popular perante mediação de algum superior.


2.4. Bloqueio de tópicos

Tópicos podem ser bloqueados: para a conveniência dos moderadores; a pedido do autor; por inatividade; pela resolução do problema/dúvida; ou ao atingir o tempo limite estipulado na sua criação pelo autor do mesmo.


Controle de Mensagens


3.1. Criação de mensagens

Nem todas as áreas do Percy Jackson e os Olimpianos RPG BR são livres para postagens de qualquer que seja o grupo do usuário. Mensagens postadas em áreas impróprias (missões de outros membros ou algo da trama que não lhe dê respeito) serão automaticamente excluidas. Flood (acúmulo de mensagens inúteis) ou spam não será permitido. Usuários não poderão postar em hipótese alguma duas vezes seguidas. Edite sua mensagem enquanto há tempo ou espere alguém postar depois da sua mensagem. Em caso de erro que ocasione a duplicação, avise um ADM ou exclua a última mensagem enquanto há tempo.


3.1.1 Tamanho mínimo de postagens

Postagens oficiais em trama, missões e a fins devem conter ao menos 5 linhas (excluídas as falas), considerando largura e tamanho de fonte padrão [largura: 450px, no mínimo; tamanho de fonte: 11px, no mínimo;] Para postagens não oficiais (RPs e interações em geral) o mínimo é de 3 linhas, nos mesmos moldes.

Qualquer post feito com menos linhas do que as que consta aqui será considerado inválido e desconsiderado em missões, podendo acarretar penalidades, como advertência/ punição por flood ou, em missão, descontos pertinentes em on e/ ou invalidação do turno, com as consequências cabíveis dentro da situação narrativa. Os ADM's e narradores também devem cumprir essa regra e não permitir que post's com menos linhas sigam em frente, é um dever do narrador analisar como esta sendo postado as ações das missões.


3.2. Edição de mensagens

Os membros terão cinco minutos para poderem editar suas mensagens. Após isso elas serão bloqueadas e não terão mais direito de serem modificadas para não ferirem as regras da trama. Assegure-se de revisar sua postagem antes, uma vez que ortografia e afins são avaliados em missões. Erros do tipo em postagens fora de trama/ missão podem ser corrigidos, caso de extrema importância, através de pedido para ADM.


3.3. Mensagens consideradas impróprias

Mensagens com conteúdo impróprio (pornografia; racismo; hacker; intolerância com outros grupos de pessoas e outros crimes virtuais) serão automaticamente enviadas para o arquivo e denunciadas para o Fórum dos Fóruns.

Caso o jogador insira alguma dessas cenas em uma narrativa a ser avaliada, o narrador tem o direito de se abster, passando a responsabilidade para outra pessoa com cargo compatível para tal. O narrador é livre para vetar este tipo de conteúdo em suas missões.

Incentivo de qualquer ato que seja considerado ilegal (mercado de drogas, pedofilia ou qualquer comportamento que fira os Direitos Humanos) também será enquadrado como proibido em qualquer que seja o tipo de mensagem neste fórum.


3.4. Exclusão de mensagens

Uma mensagem poderá ser excluída pelos Administradores sempre que os mesmos encontrarem algo que fira as regras em seu conteúdo - a preferência sempre será pela exclusão, mas duplicação de mensagens quando comunicado e falhas em código podem ser eliminadas sem prejuízo.


3.5. Mensagens privadas

As mensagens privadas poderão ser enviadas livremente desde que não firam com as regras e não atinjam o receptor da mensagem moralmente. As mensagens não poderão ser compartilhadas sem que o criador da mesma seja previamente avisado e autorize a circulação da mensagem; a mensagem poderá ser repassada para um Administrador ou Moderador sem a autorização do criador caso desrespeite as regras. Propaganda via MP sem autorização da staff ou consentimento do player é expressamente proibida e acarreta banimento.


Gestão de Imagens


4.1. Imagem no avatar

As imagens no avatar deverão ter exatamente 250x400 píxels e o photoplayer deverá ser coerente com a descrição do personagem.


4.2. Imagens nas mensagens

As imagens postadas em mensagens ou tópicos não poderão ultrapassar 400x300, sendo estas redimensionadas automaticamente para este tamanho caso passem das medidas. Cada mensagem deverá ter no máximo duas imagens deste tamanho. Serão aceitas até três imagens menores, de até 200x100. Ícones são livremente postados.


4.3. Lei Geral de imagens

As imagens não poderão conter pornografia, racismo ou algo que atinja outros membros moralmente. Caso não respeite essa regra, a imagem será excluída do banco de dados sem aviso prévio. Caso alguma imagem tenha sido criada por você, assine-a para evitar futuros conflitos de direito.


Sistemas de Punição


5.1 Tipos de Infração

A - Leve

Infrações leves são infrações menores, que geralmente não interferem muito no andamento do fórum. São as mais comuns.

Ex: Flood (postagem repetida ou em local inadequado), discussão em chat


B - Mediana

Um pouco mais graves, espera-se que não ocorram com frequência. A punição costuma ser mais pesada

Ex: Ofensas frequentes, propraganda indevida via chat ou MP


C - Graves


Afetam diretamente as regras gerais e ferem a política do fórum

Plágio, Conteúdo impróprio


D - Gravíssimas

Infrações que afetam diretamente o andamento do fórum ou afetam de forma profunda seus usuários

Ex: Exposição de jogadores (sejam dados, sejam informações pessoais ou off), hack, ameaças a jogadores

Cada caso será avaliado no momento de sua ocorrência, incluso casos não listados aqui, cabendo à ADM a decisão final sobre as punições de cada caso em específico.


5.2 Tipos de Punição - Postagem Geral


A. Advertência

Os membros serão advertidos por moderadores ou administradores caso cometam alguma infração considerada leve. A advertência virá em forma de MP ou será postada no tópico que aconteceu a infração, sempre acompanhada de uma orientação sobre o erro e como deve proceder. Reincidência após a advertência causará outras punições.


B. Suspensão


O membro será suspenso (banido) do fórum pelo tempo que for cabível ao Administrador diante do desrespeito de regras do usuário. Quando maior a infração, maior o tempo de suspensão. Aplicável geralmente em infrações medianas ou de gravidade superior, geralmente por um dento determinado. A suspensão também poderá ser levada após a ocorrência de três advertências *(Ver o Artigo 5.2.A)


C. Banimento por IP

O usuário terá o IP banido caso desrespeite de forma grave uma ou mais regras. O banimento por IP impede que o membro entre com sua conta e o deixa impossibilitado de criar outras, sendo totalmente expulso do fórum.


D. Exclusão de uma conta

De forma alguma o membro terá sua conta excluída. Caso a conta seja excluída as suas mensagens também serão, logo o fórum ficará sem evidências ou provas caso deseje testemunhar contra tal usuário. O tópico onde a infração foi acometida deverá ser imediatamente arquivado para que não tome maiores proporções.


5.3 Regras e Punições do chat

- Regras gerais:

▬ Palavras de baixo calão são completamente proibidas;
▬ Qualquer tipo de briga e/ou ofensa serão tratadas com severa punição;
▬ Respeite os moderadores e os administradores, eles estão lá para manter a ordem;
▬ Não é permitido a divulgação de fóruns que não são parceiros;
▬ Sem flood e spam;
▬ As imagens grandes podem dar bugs no chatbox, por isso sempre use-as entre spoiler;
▬ Não é proibido "gritar" no chatbox, mas controle o tamanho de seu grito, isso pode atrapalhar a leitura do chatbox;
▬ O uso de size só é permitido aos Administradores, desde que não seja abusivo. Usem-o apenas para dar avisos. (aos membros é restrito, e a punição segue a mesma ordem prescrita: aviso -> kick -> ban por meia hora!)
▬ As regras gerais também valem para o chatbox;
▬ Tudo o que acontece no chatbox é completamente off game.

B - Regras para os moderadores e administradores:


▬ Lembre-se de que você é a autoridade ali, portanto porte-se como tal;
▬ As regras gerais valem para vocês também;
▬ Quando um jogador quebra uma regra você deverá primeiro alertá-lo, depois usar o comando /kick e por último o /ban, a menos que a violação seja grave para pular um, ou até mesmo dois, estágios;
▬ Qualquer benefício concedido à um jogador por amizade, dó ou qualquer outro motivo será considerado uma violação.

C Regras de punição:


▬ Primeiramente, avise ao player que estiver desobedecendo tais normas, explicando-lhe a infração que cometeu;
▬ Caso o mesmo player volte a praticar a infração, use o comando /kick. Não se esqueça de, novamente, explicar ao player o erro que cometeu.
▬ Caso haja nova reincidência, use o comando /ban.
▬ Poste [aqui], preenchendo a ficha. O tópico serve para o controle de banimentos do chat.


5.4 Sistema de Pontuação

Todos os players possuem uma barra de respeito. Algumas infrações podem ocasionar a perda de pontos. Quando chega a 0, o player é punido, sendo banido do fórum - talvez permanentemente e talvez, inclusive, por IP. Segue abaixo o tabelamento:

Flood: 1 ponto e 1 aviso. Caso haja reincidência, há o aumento de 1 ponto cumulativo por ocasião (ou seja, desconto de 2 pontos na segunda ocasião, 3 na terceira e assim por diante). É entendido por flood a postagem fora dos padrões mínimos do fórum (3 linhas de conteúdo pertinente, sem contar a fala, para interações; 5 linhas em missões narradas) ou a postagem fora dos tópicos adequados. Postagens de registro (como atividades da staff, monitores e etc) não se enquadram nisso, bem como postagens em tópicos off, como jogos, sugestões e etc, desde que o acréscimo seja pertinente ao assunto.

Palavrões e ofensas: Seja no chat ou em postagens, mesmo indiretas (uma postagem de opinião em que mande "todos se f*", por exemplo): 2 pontos por ocasião. Note que isso não é válido para postagens de trama/ on - em uma missão, DIY, o player se comporta como quiser dentro das regras - contudo, ainda pode ser aplicado em discussões em tópicos off, chat e etc. Ao interpretar, caso poste em locais públicos ou com alguém que não conheça, é de bom tom avisar em spoiler ou diretamente ao player a personalidade/ palavreado do personagem. Interpretando ou não, contudo, não é bom se referir a outros personagens em termos chulos, exceto se houver uma trama ou o player em questão concordar explicitamente. Avise, se for o caso.
Ironias e sarcasmo - e possíveis indiretas - podem ser enquadradas aqui, então, dê a sua opinião decentemente. Nem todos aqui podem ser adultos, mas é requerido maturidade e respeito mínimo para uma convivência. Ainda que seja virtual, o fórum é um ambiente social como qualquer outro.

+18: postagens +18 são terminantemente proibidas em qualquer local do fórum e podem gerar banimento indeterminado caso exista reincidência. Consta como postagem +18 qualquer conteúdo adulto, que faça apologia ao uso de drogas, abuso de vulnerável, pornografia e desta natureza. Da primeira vez: -5 pontos na barra de conduta.

Propaganda indevida no chat: Mandar links de fóruns que não sejam parceiros no chat acarreta a perda de 3 pontos e um aviso. Os pontos são reincidentes e, caso haja um segundo envio, o usuário é banido do chat (qual período?).

Propaganda via MP: Caso seja realizada propaganda não autorizada pela staff ou envio de links não-requeridos realizados entre um player e outro, a penalidade é de 5 pontos. Reincidência acarreta banimento do fórum.

Plágio: Plágio, seja ele parcial (como de uma pergunta da ficha ou das características de um personagem) ou total acarreta uma penalidade de 7 pontos, um aviso e um banimento provisório de 3 dias. Reincidência provoca ban permanente, sem aviso prévio. Além disso, plágio em narrativas acarreta anulação da narrativa. Reincidência de qualquer tipo acarreta o banimento permanente do jogador. Denúncias de plágio podem ser feitas diretamente à ADM com o envio do link original e do plágio.

A punição por plágio é retroativa, podendo anular fichas de reclamação e retirar itens adquiridos em postagens copiadas.

Hack & Outros: Hack, conteúdo sexual explícito, apologia a drogas, prostituição, pedofilia, qualquer tipo de preconceito (racismo, homofobia), comportamento machista e venenoso, qualquer que seja o sentido, além de outros que configurem crimes acarretam o banimento imediato do fórum, com a barra de respeito sendo imediatamente zerada e o conteúdo e perfis denunciados. Sujeito a ban permanente e por IP.

Sobre as punições: Será realizada a verificação por IP do infrator e todas as contas detectadas receberão o desconto na barra de respeito, já que a questão aqui é a postura do jogador (off) e não da conta (on) em si.

A cada 3 meses sem reincidências em nenhum perfil, o jogador terá 1 ponto removido de todas as contas detectadas - Isso não se aplica ao banimento permanente que tenha ocorrido por infrações graves/ gravíssimas ou reincidências.


Nickname


6.1. Modificação

O nickname (apelido) de qualquer usuário deve conter nome e sobrenome para semideuses, ou apenas nome para seres mitológicos (sendo o sobrenome opcional), sendo vedado o uso de números, caracteres especiais ou nomes de personagens do livro (Percy Jackson, Quíron, etc - sobrenomes ainda são permitidos, desde que não haja qualquer ligação com o personagem em questão).

O nickname está imediatamente trancado de forma que o jogador não seja autorizado a modificá-lo. Todavia, caso este não se mostre contente com o nick que de início fora escolhido, ele poderá ser modificado, seguindo regras específicas, para que os administradores não estejam sempre atualizando algo desnecessário.

É obrigatório que, ao postar pedindo por uma atualização, o membro justifique o porque de tal, já que cada caso apresenta motivos distintos. É permitido uma mudança de nome a cada 5 meses, salvo pelas exceções abaixo:

6.1.1. O nome colocado primeiramente esteja errado conforme a gramática.
6.1.2. Já exista algum usuário de nome e sobrenome parecido e que possa ser confundido.
6.1.3. O nome infrinja uma das regras expostas acima.

Não são justificativas cabíveis para mudança de nickname fora do prazo estipulado: mudança de trama e/ou mudança de dono da conta.


Inatividade


Um membro é considerado inativo após 30 dias de ausência em mensagens no fórum. A inatividade não acarreta perdas de poderes/ itens/ etc, excetuando-se casos de mudanças de regras que porventura venham a eliminar ou limitar algo.

A inatividade não desobriga o player de, antes, cumprir seus deveres - o player é livre para não logar/ sair do fórum, mas sofrerá as consequências em on caso esteja em missões, eventos e similares, recebendo a punição pelo abandono das mesmas. Não há penalidades adicionais, e o player que estiver em dia com suas obrigações nada sofrerá. Retornar da inatividade não exclui o player de cumprir as regras nem permite que alegue ignorâncias das mesmas, uma vez que independente de possíveis mudanças todas permanecem postadas devidamente no fórum.


Chatbox


O chatbox servirá como parte offline do fórum, não tendo ações diretamente influenciáveis na trama. Contudo, as regras aqui postadas também influenciarão no chatbox, como listado nos tópicos 5.3 e 5.4.


Modificação e Aplicação das regras


As regras poderão ser modificadas livremente pelo fundador ou por Administradores autorizados pelo mesmo para o caso de melhorias na organização do fórum e melhor conforto para todos os usuários. Qualquer mudança será seguida de um aviso, a partir do qual nenhum player poderá alegar ignorância. É de responsabilidade do jogador a leitura das regras, e o descumprimento delas por este motivo não impede ou anula as punições, não sendo uma justificativa válida.

Qualquer caso não listado aqui será definido pela ADM.



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