♦ Poderes dos Menestréis de Orfeu

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♦ Poderes dos Menestréis de Orfeu

Mensagem por 138-ExStaff Ter 10 Out 2017, 00:26


Poderes e Habilidades



Poderes dos Menestréis de Orfeu


Passivos


Nível 1

Perícia com instrumento musical: O menestrel adquire uma perícia inata com algum tipo de instrumento. Essa perícia inicial deve ser de acordo com o tipo de instrumento escolhido por ele ao entrar no grupo (sopro, corda, percursão, teclados, bateria, sinos & símbalos). Além disso, o menestrel sabe ler e escrever partituras. [Modificado]

Timbre perfeito: A voz de um menestrel é igualmente afinada e encantadora, também sendo aprimorada junto com seus outros dons musicais. O menestrel recebe um implemento de 20% de chance de sucesso ao utilizar sua voz em poderes de sedução e conversas diplomáticas (não afeta poderes ofensivos, como gritos e comandos hostis). [Novo]

Nível 2

Audição aprimorada: A audição do menestrel é programada para ir além da capacidade mortal. Sua audição é 3x mais acurada que a de um humano normal, tendo o alcance igualmente ampliado. [Novo]

Nível 3

Resistência a Ataques Sônicos / Sonoros: Apesar da audição acurada, menestreis têm familiaridade com sons altos e uma resistência natural a ataques baseados/ contendo o elemento sonoro. Suas resistências sempre serão 20% superiores a este tipo de ataque, independente do nível do poder. Note que não se aplica a todos poderes que dependam de som como condutor - afetaria um grito sônico, mas não um poder de persuasão pela voz, por exemplo. [Modificado]

Nível 4

Resistência a Charme: Da mesma forma que Orfeu se mantinha fiel apesar das tentações enfrentadas, menestréis possuem o mesmo senso de preservação. Eles podem se entregar à sedução e luxúria, mas geralmente o fazem por vontade própria. Suas resistências a charme sempre serão 10% superiores, independente do nível do poder. [Modificado]

Nível 5

Perícia com floretes: Menestréis tendem a priorizar a graça e a agilidade em vez da força. Dessa forma, adquirem a capacidade de lutar melhor com armas leves e que valorizem tais habilidades, ganhando uma perícia inata com floretes e cimitarras. Note que é algo evolutivo, e não implica em aprendizado automático ou isenção de falhas, apenas uma facilidade no manejo - e ele ainda deve ter ao menos uma mão livre para utilizar a arma. [Novo]

Nível 6

Visão empática: Música é reconhecida como o canal da alma, capaz de transportar e modificar sentimentos. A partir desse nível, menestréis conseguem ver o sentimento predominante de uma criatura, mesmo que não saiba o que o provoca. Bloqueios sentimentais impedem essa visão. [Novo]

Nível 7

Memória auditiva: Seu treino e habilidades permitem que menestréis tenham facilidade em memorizar informações sonoras - seja um tom de voz, seja algo dito por um personagem ou a sequência sonora de um alarme ou similar. Para tais coisas, as chances de se lembrarem com clareza é 50% maior, bem como a dificuldade de apagar este tipo de informação de suas mentes é ampliada a essa mesma proporção. Ainda assim, requer interpretação, comprovação de que teve contato com a informação utilizada em on e aval do narrador para fins de coerência. [Novo]

Nível 8

Orquestra: Ao trabalhar em conjunto com outros menestréis (ciente da presença dos outros, em um raio de 25m e com o mesmo objetivo),o poder de todos é ampliado em 10%. Não afeta custo ou dano, apenas chance de sucesso dos poderes de grupo. A bonificação não é cumulativa, independente da quantia de menestréis. [Novo]

Nível 9

Agilidade manual: Menestréis aprendem a tocar vários tipos de instrumentos, o que requer uma agilidade acima da média; assim, qualquer trabalho delicado que necessite especificamente de agilidade manual - como desarmar um mecanismo, por exemplo (mas não um ataque), é facilitado a eles, recebendo uma bonificação de 20%. Note que apesar de poder desarmar uma bomba, esta habilidade apenas fornece delicadeza o suficiente para não estragar o mecanismo pelo manuseio, mas não dá ao semideus o conhecimento do mecanismo nem o impede de executar a ação errada. [Novo]

Nível 10

Benção do protetor: Orfeu era acima de tudo um protetor leal de sua amada. Menestréis herdam essa característica, não com relação a uma amada em si, mas àqueles a quem são apegados/ possuem vínculos. Ações defensivas visando proteger diretamente um aliado possuem chance de sucesso ampliadas em 20%. [Novo]

Nível 11

Precisão: Pode não parecer, mas a música é intimamente ligada à matemática, seguindo ritmos e fórmulas. Essa ligação também permite aos menestréis uma percepção avançada de certos padrões. Dessa forma, se submetido a uma situação que exija precisão, o menestrel saberá determinar o momento mais propício para que sua ação tenha êxito, semelhante a um filho de Athena (como Annabeth em O ladrão de Raios, no parque aquático, ao determinar o momento do pulo mais adequado para escapar da armadilha de Hefesto). Note que mais propício significa apenas o momento em que tem mais chances de funcionar, mas não um resultado instantâneo ou necessariamente favorável - assim, pode calcular qual o melhor momento para tentar atirar uma flecha em um alvo em movimento, mas não significa que seu golpe o acertará. Tudo dependerá das condições explicitadas na narração e da própria capacidade do semideus em analisar sua situação. Mesmo se já tiver a habilidade, não possui efeito cumulativo. [Novo]

Nível 12

Graça: Menestréis em geral são graciosos e possuem um bom porte, dificilmente cometendo gafes sociais - e geralmente conseguindo escapar delas com elegância. Situações sociais são bonificadas quando não-hostis. Não envolve fala, mas postura. O menestrel sempre terá uma intuição de como se portar, como uma "noção de etiqueta" que permite que se adeque à situação. Interações puramente diplomáticas recebem uma bonificação de 10% quando o interlocutor puder ver o menestrel e ele estiver se comportando de forma adequada. Para integração em ambientes, o menestrel pode receber dicas do narrador para evitar gafes de comportamento graves. [Novo]

Nível 13

Bobo da corte: Menestréis são bardos, e podem agir, como tal, de diversas formas. Ao se comportar de forma a atrair a atenção para si, com intenção distrativa, seus poderes utilizados nessa ação são bonificados em 10%. [Novo]

Nível 14

Oratória: Presente de Calíope, mãe de Orfeu. Os menestréis possuem boas capacidades de oratória e argumentação. Assim, quado usa desse meio para influenciar um alvo, suas chances de convencimento são ampliadas em 10%. Note que depende de convencer o alvo - então, deve ser apresentada uma argumentação e linha de raciocínio condizentes, e que não é uma habilidade sobrenatural, ainda que possa afetar a efetividade de poderes que dependam disso. [Novo]

Nível 15

Perícia em arquearia: Orfeu era filho de Apolo e, como patrono dos menestréis, passa seus conhecimentos a eles. A arquearia é uma dessas habilidades. Ainda que não sejam tão bons quanto filhos de Apolo - desenvolvendo tal perícia tardiamente - saberão manusear arcos, mesmo que de forma básica, tendo noções suficientes para seu uso em combate, mesmo que não seja seu item primordial. Note que implica apenas uma facilidade superior de manuseio e uso comparado a alguém sem tal habilidade, mas não indica acertos automáticos ou golpes certeiros. Usar o arco exige que tenha ambas as mãos livres. [Novo]

Nível 16

Descanso tranquilo: Ao descansar com uma música tocando ao fundo (desde que não seja ele próprio a produzí-la), o menestrel pode recuperar até 10% do seu HP e MP por noite tranquila de sono, desde que em condições e com conforto adequado. Requer um ciclo de sono completo, sem interrupções. [Novo]

Nível 17

Sintonizado: A alma do menestrel é ligada a música. Sempre que houver música no ambiente em que se encontram (discernível sem a necessidade de concentração e não criada por si próprio ou por aliados - ou seja, desconsiderando músicas que sirvam de gatilho para habilidades) eles adquirem uma bonificação de 10% nas chances de sucesso de qualquer ação. {Idealizado por Frederick Marshell} [Novo]

Nível 18

Decodificação sonora: Menestréis são capazes de decifrar padrões sonoros, permitindo que decodifiquem mensagens enviadas dessa forma. Não é automático - deve ser interpretado, e há chances de falhas, mas sua capacidade reduz a dificuldade da ação em 50%. [Novo]

Nível 19

Detectar/ Identificar frequências: Pode identificar um tipo de frequência sonora e, concentrando-se, pode detectar a presença dessas frequências, sua origem aproximada e duração, mesmo que não possa efetivamente "ouvi-las". Exige concentração. No primeiro turno detecta  presença ou ausência das frequências, no segundo a intensidade e no terceiro a direção percorrida. Detectará a origem e ponto de encerramento se dentro de seu alcance. Raio de 100m. [Novo]

Nível 20

Voz ampliada: Seu domínio sobre o som afeta o controle sobre sua própria voz. Assim, seu alcance vocal é ampliado, e poderes que dependam disso tem o alcance duplicado. [Novo]

Nível 23

Gingado: A graciosidade esperada dos menestréis passa a afetar sua capacidade de esquiva, recebendo uma bonificação de 10% em ações do tipo. [Novo]

Nível 25

Manto silencioso: Muitas vezes menestréis agem como suportes, preferindo ficar ocultos e permitindo que apenas seu som influencie nas batalhas. Para isso, aprendem a se movimentar de modo a não produzir tantos sons, mesmo utilizando armaduras, para não denunciar sua posição. Compreende apenas o uso desses itens de forma efetiva e discreta, mas não a movimentação comum. (Uma armadura de placas ou escamas faria menos ruído em uso por eles do que ocorreria com outros personagens). [Novo]

Nível 27

Concentração musical: Ao tocar, menestréis se envolvem completamente nesta atividade, concentrando-se de tal forma que poderes de distração que visem fazer com que interrompam sua atuação recebam resistência de 10%. [Novo]

Nível 29

Maestro: Menestréis adquirem capacidades de liderança, aprendendo não apenas a agir em conjunto, mas a guiar a ação dos aliados através de sua música e ritmo. Ao assumir a liderança do grupo (devendo interpretar isso devidamente e ter essa posição reconhecida) as ações idealizadas em grupo recebem uma bonificação de 10% nas chances de sucesso. Caso mais de um personagem possua bonificações semelhantes será considerado apenas a mais alta, desde que o personagem e seus aliados interpretem coerentemente. A última palavra é do avaliador.  {Idealizado por Frederick Marshell}[Novo]

Nível 30

Clareza auditiva: Caso se concentrem, sua audição aprimorada em conjunto com suas habilidades crescentes permite com que distinguam sons em diferentes "camadas" - localizando a voz de uma pessoa específica no meio de uma discussão, por exemplo, ou uma conversa abafada pela música alta de um local. Note que requer concentração, não realizando outras ações enquanto tenta detectar o som requerido, e que o som deve estar ao alcance (e na frequência) que permita sua escuta. Apesar disso, é uma característica auditiva inata, não gastando energia. Para uso coerente, consulte o narrador. [Novo]

Nível 33

Presença inspiradora: A aura de carisma do menestrel é capaz de instilar ânimo em seus aliados apenas de estar próximo. A partir desse nível, ao estar próximo e fornecendo apoio (incentivando seus alidos) eles recebem uma bonificaçãod e 20% para tarefas não combativas, desde que  cientes da presença do menestrel e a até 10m de distância. [Novo]

Nível 35

Encanto das sereias: A mãe de Orfeu, Calíope, era também a mãe das sereias, seres místicos capazes de encantar aqueles que ouviam seu canto. Herdando parte de seus encantos, e recebendo a benção através de seu patrono, menestréis adquirem uma bonificação de 20% na efetividade de poderes de charme e sedução. [Novo]

Nível 37

Ouvidos moucos: A partir desse nível sua resistência sonora se aprimora, sendo aplicada a qualquer poder que use o som como vetor, mesmo que normalmente não fosse o caso (como um comando de voz ou persuasão) e não apenas ao elemento sonoro/ altura de ruídos. [Novo]

Nível 39

Cativar: Seu carisma agora chegou a tal nível que sua presença impede que seus aliados sofram com ações de medo - não os deixa completamente imunes, mas você e eles passam a ter resistência a ataques deste tipo, reduzindo os efeitos em 50%, arredondando para baixo, quando provenientes de uma fonte de nível igual ou menor. [Novo]

Nível 40

Ritmado: Menestréis não aprendem apenas a liderar - aprendem a seguir. O trabalho de uma orquestra requer a combinação de vários instrumentos, cada um em seu momento correto. A disciplina e treino necessários para isso fez com que coordenar ações tenha se tornado uma segunda natureza ao menestrel. Assim, ao combinar uma ação específica com seus aliados, o menestrel recebe um bônus de 10% na efetividade. Não se soma com o bônus de liderança de maestro, e se aplica somente a ações combinadas formalmente - ou seja, tendo elaborado um plano em conjunto, com troca de informações - ações intuitivas não se beneficiam da bonificação. Não se soma com bônus similares. {Idealizado por Frederick Marshell} [Novo]

Nível 45

Mente focada: Pela habilidade desenvolvida e concentração necessárias para executar suas músicas, sua mente se torna mais forte. Assim, a partir desse nível um menestrel necessita 1 turno de concentração a menos em poderes que demandem essa ação (por ex: detectar magia, detectar vida e similares). [Novo]

Nível 50

Espectro sonoro: Menestréis adquirem capacidades auditivas extraordinárias, conseguindo ouvir sons emitidos em infrassom e ultrassom, abrangendo entre 1 e 150 mil Hz (semelhante a média de algumas espécies de morcego). Isso faz com que, caso concentrados, captem a aproximação mesmo de alvos furtivos, além de conseguirem ouvir sons que humanos normais não captariam, como o emitido por certo tipo de maquinário ou animais. Contudo, decifrar tais sons exige que esteja concentrado em ouvi-lo. Note também que amplia a detecção do aspecto sonoro, mas não amplia a área que a audição do menestrel faz efeito. [Novo]

Nível 55

Distorção sonora I: Menestréis possuem  audição acurada, e agora ela chegou a tal nível que conseguem ouvir o que os outros dizem mesmo que o meio atrapalhe a propagação do som (como embaixo da água ou similar), desde que haja um meio para isso (vácuo ainda tornaria essa habilidade irrelevante, bem como poderes de silenciamento). [Novo]

Nível 60

Improvisar: Consegue utilizar elementos simples para substituir seu instrumento e provocar os efeitos desejados. A forma de uso ainda deve ser similar (um apito ou assobio no lugar de uma flauta, batuque com os dedos em uma superfície no lugar de uma bateria, etc); isso limita o poder - A potência, alcance e duração dos poderes é reduzida à metade (durando no mínimo 1 turno), mas o gasto permanece - mas é uma alternativa para casos de emergência. [Novo]

Nível 65

Distorção sonora II: Menestréis conseguem transmitir seus poderes sonoros mesmo que o meio atrapalhe a propagação do som (como embaixo da água ou similar - desde que haja possibilidade de propagação das vibrações provocadas). A potência, alcance e duração dos poderes é reduzida à metade (durando no mínimo 1 turno), mas o gasto permanece. [Novo]

Nível 70

Retumbante: Como principal fonte de seu poder, é essencial para os menestréis que consigam fazer sua música ressoar, independente das condições. Dessa forma, com treino constante, evoluíram a tal ponto que, a partir desse nível, poderes de silenciamento utilizados contra eles são reduzidos em 1 turno (mas nunca anulados, fazendo efeito pelo mínimo de 1 turno). [Novo]

Nível 75

Localização auditiva: A audição do menestrel chegou a tal nível de acuidade que as informações recebidas pelas vibrações são processadas por seu cérebro de maneira diferenciada, criando uma imagem do local a partir da reverberação sonora - como uma espécie de radar. Magias de silenciamento, vácuo e outros efeitos similares impedem o uso da habilidade. Além disso, depende da presença de obstáculos no local (assim, sua efetividade é baixa em locais abertos) e não discerne detalhes - cores, texturas e outros são prejudicados - assim, pode perceber uma bacia com um líquido dentro, por exemplo, mas não discernir cor e espessura, como saber se e sangue, água ou veneno. Dessa forma, sua audição supre parcialmente seus outros sentidos de localização, permitindo que ande e se locomova praticamente sem penalidades, e penalidades por cegueira não se aplicam. Contudo, só funciona quando a visão do personagem está prejudicada ou inativa (cego, olhos fechados, etc). Abrange uma área de raio de 25m ao redor do menestrel, ou menor, caso a propagação do som seja limitada. Funciona sob a água.[Modificado, antigo "Audição perfeita"]

Nível 80

Mobilidade: Menestréis dependem muito de gestos e liberdade de movimentos para executarem suas ações, e armaduras podem atrapalhá-los. Eles treinam para conseguir lidar com isso e, a partir desse nível, armaduras serão consideradas uma categoria de peso abaixo quando em uso por eles. Assim, uma armadura pesada ainda atrapalharia, mas seria comparada à uma armadura média em termos de liberdade de movimentos. Note que isso não afeta escudos (que ainda atrapalham o gestual), nem modifica as propriedades da armadura, seja sua capacidade de defesa, seja resistências específicas, advindas do material, nem influi no fato de que é necessário retirar a armadura para o descanso completo. [Novo]

Nível 85

Ecolocalização: Uma ampliação de suas capacidades auditivas, mais do que formar a imagem/ noção da área perto de si, o menestrel consegue intuir, pela reverberação sonora, distâncias entre dois pontos/ objetos, possibilitando melhor localização e posicionamento em combate. Abrange uma área de 50m ao seu redor. [Novo]

Nível 90

Emocionar pedras: Era dito que Orfeu conseguia provocar fortes emoções a qualquer um que o escutasse, conseguindo dessa forma convencer até Hades de dar uma segunda chance à sua amada. Nesse nível, seus menestréis começam a se aproximar de sua habilidade. Poderes de manipulação sentimental utilizados pelos menestréis que contenham a música como condutores são considerados como se fossem dez níveis superiores para determinar as resistências dos alvos. Duração, custo e outros fatores não são afetados, nem dá acesso a poderes acima do nível que possua na realidade. [Novo]

Nível 100

Especialização musical: Em geral, a música, apesar de abrangente, possui suas limitações, uma vez que nem todas as criaturas são afetadas por seus efeitos. A partir desse nível, contudo, o menestrel consegue driblar levemente essa característica, devendo escolher uma das especializações a seguir (apenas uma, e não pode ser trocada depois. Caso deseje novas especializações, deverá conseguir como se fosse um poder especial, da mesma forma que ocorre em outras listagens, com missões aonde o poder será a única recompensa, e deve estar no mínimo neste nível).
* Música verdejante: Suas habilidades musicais passam a afetar plantas e criaturas-plantas.
* Batida eletrônica: Suas habilidades musicais passam a afetar construtos e criaturas eletrônicas;
* Réquiem: Sua música passa a afetar mortos-vivos;
* Ritmo elemental: Sua música passa a afetar elementais. [Novo]


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Re: ♦ Poderes dos Menestréis de Orfeu

Mensagem por 138-ExStaff Ter 10 Out 2017, 00:32


Poderes dos Menestréis de Orfeu


Ativos


Nível 1

Ataque silencioso - O menestrel encanta uma arma para que não produza sons em sua utilização, reduzindo as chances de um alvo captar o ataque por meios sonoros em 50%. Custo baixo, dura 3 turnos. Precisa tocar a arma a ser afetada. Não afeta seu instrumento musical ou ataques baseados em som. [Novo]

Nível 2

Defesa musical* - Tocando seu instrumento, o menestrel é capaz de criar um  onda sonora que age como um "escudo" pessoal que desvia projéteis enviados em sua direção. Afeta apenas armas leves (uma flecha, virote, agulha ou shuriken) mas não adagas, machados e itens mais pesados. A ativação dura 2 turnos (ou menos, caso não se mantenha tocando). Armas/ habilidades muito acima de seu nível (15 ou mais) podem ultrapassar a barreira. [Modificado]

Nível 3

Música da Confusão* - O menestrel consegue utilizar sua música para confundir e desviar a atenção do alvo. Afeta alvos em uma área próxima apenas (raio de 5m). Oponentes confusos perdem 10% da eficácia de suas ações por 3 turnos (duração máxima do poder) ou menos, caso o menestrel pare de tocar. 1 vez por combate.  Resistência sonora não se aplica, mas à confusão sim. [Modificado]

Nível 4

Provocar* - O menestrel deve tocar e insultar o alvo. O alvo provocado deve estar a até 25m de distância e sendo capaz de ouvir a música. Caso ataque o menestrel suas ações serão normais, mas caso se desvie e tente atacar outros alvos, seus ataques serão reduzidos em 25%. Dura enquanto o menestrel continuar tocando ou por até 3 turnos, no máximo. O alvo deve ser específico - ou seja, para afetar uma criatura dentre outras da mesma espécie, os insultos devem inserir características pessoais que deixem claro a quem são destinados. Resistência sonora não se aplica (ainda que o alvo deva ser capaz de ouvir, mas o efeito em si usa o som como condutor - mas não é o som que provoca danos), sendo um efeito de compulsão e, portanto, mental - resistências deste tipo são consideradas. [Novo]

Nível 5

Chantre de guerra* - O menestrel consegue animar seus aliados, bonificando suas ações de ataque e aumentando a chance de sucesso em 25%. Não afeta dano. Age em todos os aliados capazes de ouvir a música em um raio de 25m. Dura 3 turnos ou até parar de tocar, o que ocorrer primeiro. 1 vez por combate. [Novo]

Nível 6

Música de alerta* - A música do menestrel é capaz de deixar alvos em prontidão, reduzindo penalidades por cansaço em 50% e ampliando resistências a sono em 25% por 3 turnos a partir do contato com a música. Afeta até 2 alvos além do menestrel, desde que num raio de até 20m. Aumenta para 1 alvo a cada 10 níveis após a aquisião do poder, até o máximo de 10 alvos (contando o próprio menestrel). [Novo]

Nível 7

Canção de Hamelin I* - Encanta criaturas comuns, que não atacarão a menos que sejam ameaçados. Pets e similares ou alvos acima de 10 níveis do menestrel podem atacar, mas pets que sejam de nível abaixo terão ações reduzidas em 50%. Afeta apenas animais comuns. [Modificado, música selvagem separado em 3 efeitos]

Nível 8

Projeção sonora* - Torna o menestrel capaz de produzir efeitos de ventriloquismo, limitados contudo a sons musicais, seja o canto de uma pessoa, de um pássaro ou o som de um instrumento, a até 25m de distância, dentro do seu campo visual. O som deve ser conhecido e nunca será específico de uma criatura (pode ser o canto de uma fênix, mas não de uma fênix específica). Poder de uso constante, que permanece ativo apenas enquanto o som é produzido. [Modificado, antigo "Ventiloquismo" passivo]

Nível 9

Crescendo - O menestrel cantarola uma melodia enquanto ataca, bonificando seus próprios ataques enquanto isso. O efeito dura três turnos, durante os quais precisa continuar cantando/ produzindo a melodia. O primeiro turno a bonificação aumenta a chance de sucesso em 10%, passando para 20% no segundo e 30% no terceiro. Não afeta ataques musicais/ sonoros, apenas ataques ou ações físicas, e não amplia dano, apenas chance de acerto. A progressão retorna ao início se algum golpe errar. [Novo]

Nível 10

Golpe sonoro* - Onda de som atinge um inimigo a até 10m com a força de um ataque físico. Efeito de encontrão, empurra o alvo, forçando-o a se mover 3m para trás. Não afeta oponentes com tamanho/ massa muito maior que a do menestrel, atingindo apenas criaturas de tamanho grande ou menor (menos de 3m de altura). O oponente não precisa ouvir o som, sendo que resistências sonoras nãos e aplicam, mas a encontrão sim. [Modificado, antigo "Acorde impactante"]

Nível 11

Inspirar coragem* - Melodia acalma aqueles que a ouvem (inclusive o próprio menestrel) aumentando em 25% suas resistências contra medo e efeitos similares enquanto puderem ouvir a canção e até 2 turnos após o menestrel parar de tocar. Poder de uso contínuo. [Novo]

Nível 12

Dança irresistível* - Igual ao poder dos sátiros. O menestrél toca uma música que força o inimigo a dançar, prejudicando outras ações, ainda que não as impossibilite completamente. É um efeito mental e sonoro (o alvo precisa escutar a música), dura 3 rodadas. Sátiros que se tornam menestréis tem a duração aumentada em uma rodada.

Nível 13

Inspirar competência* - Música tocada pelo menestrel aumenta a perícia dos aliados em 25% para ações não combativas. Não oferece perícias novas, afetando apenas habilidades já possuídas por eles, e não afeta o próprio menestrel. Nesse nível, afeta até 3 aliados que possam ouvir a canção e estejam a até 25m de distância. Dura enquanto puderem ouvir a música, por no máximo 3 rodadas.[Novo]

Nível 14

Lullaby* - O menestrel toca uma canção que deixa a todos na área (exceto a si próprio) sonolentos, diminuindo a força de seus ataques em 25% por 2 rodadas. Os alvos devem ser capazes de ouvir a música e estar a até 25m de distância. Não afeta alvos com mais de 5 níveis acima. Resistência a sono se aplica, mas sonora não. [Novo]

Nível 15

Explosão sonora - O menestrel consegue concentrar o som a partir de seu instrumento ou dar forma física a ele com suas mãos, criando globos transparentes (assemelhando-se a distorções no ar) que podem ser disparados  e explodem ao contado com o inimigo, liberando um som tão alto que causa dano. Cria 3 globos pequenos, que podem ser atirado a até 10m de distância e possuem um raio de xplosão de 2,5m cada um Pode atirar até 2 por turno, e globos criados duram 3 turnos antes de se dissiparem, caso não sejam utilizados. Resistências sonoras se aplicam a quem estiver na área de impacto. 1 vez por combate.[Novo]

Nível 16

Sobrepor sons* - O semideus consegue ocultar uma mensagem em uma música, seja pelo ritmo, pela letra ou usando o som como transportador. A mensagem deve ser curta (até 250 caracteres) e ter o alvo delimitado no momento da execução da música. O alvo, caso seja capaz de ouvir o som, receberá a mensagem passagem. A cada dez níveis após a aquisição do poder, pode-se designar um alvo adicional, até o máximo de 5 alvos. Não transporta poderes pela mensagem, apenas informações comuns. Outras pessoas ainda escutam os sons, mas não são capazes de distinguir a mensagem, exceto se possuírem poderes de decodificação ou seja um menestrél que já tenha desenvolvido esta habilidade. [Novo]

Nível 17

Canção de Hamelin II* - Encanta criaturas comuns, amplificando ataques de animais/ pets não-mitológicos que possuam até 10 níveis acima do menestrel. Afeta até 3 animais por vez, desde que possam ouvir a música e estejam a até 25m do músico. Estes animais terão seus ataques ampliados em chance de acerto e dano em 25% por até 3 turnos, desde que o menetrel continue tocando neste período. 1 vez por combate. [Modificado, música selvagem separado em 2 efeitos]

Nível 18

Allegro * -  Tocando uma música com ritmo ágil, o menestrel consegue afetar o deslocamento de um alvo que esteja ao alcance do som e seja capaz de ouvir. O alvo (que pode ser o próprio menestrel) terá seu deslocamento dobrado, mas não afeta esquiva ou outras habilidades, apenas a movimentação em metros. O alvo deve ser delimitado no momento da execução da música. O efeito dura 3 turnos, mas a música deve continuar a ser tocada por este período. A cada 10 níveis acima atinge um alvo adicional, até o máximo de 5 alvos ao mesmo tempo.  [Modificado, antigo "Musica da Agilidade"]

Nível 19

Transmitir sentimento * - O menestrel consegue afetar emocionalmente a su platéia com a música, tornando-os mais hostis ou amigáveis. É um efeito sentimental e os alvos devem ser capazes de ouvir o som. A cada turno escutando com atenção/ sem impedimento a música, a atitude muda um passo, dependendo da escala em que se encontra: (hostil - desconfiado - neutro - interessado - amistoso). Note que se o menestrel ou seus aliados agirem em desacordo com a intenção (prendendo um alvo para forçá-lo a ouvir a música, ameaçando atacar e mantendo armas em punhos ou ações similares) a música não funciona. Resistências sentimentais se aplicam. [Novo]

Nível 20

Música de Improviso * - Concede a um ouvinte a habilidade de usar uma perícia que não possua por 3 rodadas. A perícia sempre vai ser considerada como uma perícia de lvl inicial. O menestrel deve decidir qual habilidade deseja instilar no alvo, mas não precisa ele mesmo possuir. Não pode usar em si mesmo. Afeta um único alvo ouvinte a até 25m de distância.[Novo]

Nível 21

Nota de afinação * - Tocando um instrumento, o menestrel é capaz de focar a energia em uma arma cortante (sua ou de um aliado a até 25m, desde que o item esteja visível), tornando-a afiada em 20% por 3 turnos. Usos não cumulativos. Caso a arma já seja afiada ou tenha bônus semelhantes, nãos e soma, sendo considerado apenas o de maior nível. Afeta apenas um item por uso. [Novo]

Nível 22

Música de concentração * - Enquanto toca, a música calma exerce efeito contemplativo sobre os aliados ao redor, facilitando que entrem em um estado de concentração - poderes que exigem este tipo de ação tem a necessidade de concentração reduzida em 1 turno. A mente relaxada consegue o que quer mais facilmente, e poderes mentais gastam 20% menos de MP (arredondando o valor para o gasto mais alto). Afeta aliados capazes de ouvir a música em um raio de 50m, e dura 3 turnos. 1 vez por combate.[Novo]

Nível 23

Canção da localização * - O menestrel faz com que uma música ecoe por uma área circular com raio igual a 1/4 do seu nível (arredondando para baixo quando necessário), revelando portas e passagens secretas através do som. Note que a música não abre as passagens nem revela os mecanismos que permitem isso, apenas indica que existe uma passagem oculta na ára de efeito. Dura 3 turnos ou enquanto continuar tocando - o que ocorrer primeiro.[Novo]

Nível 24

Criar imagem * - O menestrel cria uma canção que toma a forma de vibrações que envolvem um alvo, funcionando então como uma espécie de "ultrassom", criando uma imagem sobreposta que permite enxergar fraturas e outras injúrias que só seriam visíveis por um exame do tipo. Aimagem permanece enquanto o menestrel tocar, sendo um poder de uso constante, mas o alvo deve ficar imóvel enquanto isso, ou a imagem se desvanece. [Novo]

Nível 25

Canção da espada I: Ao ativar este poder com o florete ou outra arma similar, o menestrel cria uma rajada sonora que não apenas provoca dano pelo som alto, como possui o poder de encontrão semelhante a "Golpe sonoro". A rajada tem alcance em linha reta por até 15m, mas se desfaz ao atingir objetos/ obstáculos sólidos. Cada golpe é equivalente a uma ativação. A partir do nível 35, o poder pode ser usado em um movimento cortante, reduzindo seu alcance a 5m, mas atingindo criaturas em uma arco de 3m, e não apenas um alvo único. O movimento/ utilização deve ser definido na ativação, mas isso não afeta o custo do poder. O dano pode ser reduzido por resistências sonoras. [Novo]

Nível 26

Som fantasma - Concentrando-se, o menestrel consegue alterar levemente as ondas sonoras presentes em um local, criando assim barulhos ilusórios (mas não imitando vozes ou criando mensagens específicas – pode criar um burburinho como de várias pessoas falando ao mesmo tempo, mas não delimitar um diálogo específico, por exemplo) em um local,  ocultando o som/ mensagem verdadeira e dificultando a detecção sonora de suas ações, ou servindo de complemento a uma ilusão. Dura 2 turnos e afeta uma sala de até 5m². O som específico a ser criado/ alterado deve ser descrito na postagem, e sons muito discrepantes ao cenário podem dificultar o uso do poder ou facilitar a identificação do embuste.  [Modificado, antigo "Domínio do som"]

Nível 27

Canção de Hamelin III * - Música atrai criaturas comuns que estejam na área. O tipo de criatura deve ser determinado na hora que começar a tocar, e o narrador decide se existe ou não animais do tipo. Deve ser específico ("gatos", mas não "felinos", por exemplo). Os animais podem demorar a surgir, de acordo com sua localização inicial e capacidade de locomoção. Enquanto permanecer tocando, os animais ficarão sob o comando do menestrel. Não afeta seres mitológicos, nem pets, mesmo que sejam comuns. Poder de uso contínuo. O menestrel deve ser capaz de falar para comandar os animais, inviabilizando este poder com instrumentos de sopro, assobios ou melodias cantadas. Afeta uma área de 50m de raio do semideus.[Modificado]

Nível 28

Distorcer a fala - O domínio sobre o som que o menestrel possui agora permite a ele afetar diretamente outras criaturas. Tocando um alvo, ele torna-se capaz de inibir a fala/ voz do oponente por até 3 turnos, inviabilizando o uso de qualquer poder que dependa deste componente. Apenas alvos até 10 níveis acima são afetados e é considerado uma ação de dreno. [Novo]

Nível 29

Marcha fúnebre * - Tocando uma música lenta e tens, o menestrel gera um efeito de medo que ecoa em toda uma área (raio de 25m do menestrel) afetando a todos na área, exceto o criador do poder. Alvos afetados ficam mais reticentes e na defensiva, perdendo 50% da efetividade de seus ataques mas adquirindo um bônus de igual medida nas ações de defesa por 3 turnos. 1 vez por combate, resistência sentimental pode ser aplicada.[Modificado, antigo "Música do Medo"]

Nível 30

Canção de Orfeu * - Esta canção é capaz de abalar estruturas feitas de pedras ou madeira - não as derruba, mas força um reajuste que cria uma passagem, possibilitando a travessia. O tamanho da passagem criada e a sua duração variam de acordo com o nível do menestrél e o gasto de mp, e a canção só fica ativa enquanto ele tocar - após isso, a passagem demora 3 turnos para se fechar gradualmente. Não funciona em construções comuns, de alvenaria. Sátiros que se tornam menestréis tem a duração aumentada em 1 rodada, e o efeito é considerado como o personagem de um lvl acima nesse caso. Construções de alvenaria demandam um gasto maior (aumento de 1 no multiplicador de MP). Não é capaz de afetar estruturas não-físicas e outros materiais (como ossos, plástico ou metal, apenas rocha/ pedra e matéria vegetal). [Novo]

Nível 31

Melodia da revelação * - Uma canção calma que se espalha e provoca vibrações no ar, desfazendo efeitos de ilusão e névoa por 2 rodadas, desde que sejam de level menor ou igual ao do menestrél. Afeta humanos comuns, permitindo que vejam através da névoa. Afeta um raio de 25m. 1 vez por combate. [Novo]

Nível 33

Abafar o som - Com esse poder, o menestrel minimiza a propagação de som em um local, silenciando parcialmente sons altos e reduzindo sua propagação em 50%. Isso reduz o alcance de poderes sonoros - mas não os efeitos - ou mesmo ajuda a ocultar sua presença. Se utilizado em uma sala, por exemplo, reduziria o escape sonoro, tornando algumas ações mais discretas. Dura 3 turnos, afetando uma área de até 5x5 por ativação. [Novo]

Nível 35

Canção da espada II: Este golpe não provoca dano, mas causa um efeito de distorção com as ondas sonoras, não apenas no ambiente (similar a uma onda de energia) mas tambem no organismo afetado, provocando um efeito semelhante à labirintite ou tontura, com a onda sonora (ainda que inaudível) afetando os tímpanos e centro de equilibrio dos alvos. Afeta apenas seres vivos. Os afetados tem seus movimentos reduzidos em 50% por três turnos. O alcance é o mesmo do nível I. Resistência a doenças ou desequilíbrio são aplicadas, mas no segundo caso apenas se a característica que oferece isso não for ambiental. [Novo]

Nível 37

Descompasso * - Com uma música cheia de sons agudos e incômodos, o menestrel afeta ações conjuntas, dificultando sua execução e anulando bonificações do tipo em alvos de nível igual ou menor que forem afetados pela canção. Resistências sentimentais são aplicadas, e os alvos devem ser capazes de ouvir a música e estarem em um raio de 25m. 1 vez por missão. Dura 3 turnos ou enquanto o menestrel permanecer tocando - o que ocorrer primeiro. [Novo]

Nível 39

Fascinar * - Música se espalha em uma área de 10m de raio, impedindo ações hostis no espaço. Oponentes de nível igual até 10 níveis acima recebem uma redução de 50% na próxima ação hostil enquanto sob o efeito, quebrando assim a ação da música. Oponentes acima desse nível não são afetados. O efeito é válido para o menestrel e seus aliados também. Dura 3 turnos ou enquanto continuar tocando, o que ocorrer primeiro. 1 vez por missão. [Novo]

Nível 40

Tratamento ultrassônico*  - O ultrassom pode ser utilizado em forjas para fortalecer ligas metalicas submetidas à vibração, tornando-as mais resistentes. Este poder emite uma música que emula este efeito: a canção emitida amplia a resistência do material, desde que seja metálico, em até 50%. Afeta também construtos na área. Não modifica a HP, mas a dureza/ durabilidade contra golpes, torções e corrosão do material. Afeta apenas construtos e itens feitos em sua maioria de metal (75% ou mais) e apenas por no máximo 3 turnos, enquanto a música estiver tocando. Afeta uma área de 25m de raio. 1 vez por missão. [Novo]

Nível 41

Inspirar legião * - Enquanto toca, os aliados em um raio de 50m que possuam bônus de ação conunta tem o bônus ampliado em 50%. Ação contínua, podendo durar no máximo 5 turnos por combate. [Novo]

Nível 43

Música da Hipnose * - É fato que alguns sons podem ativar estados cerebrais mais facilmente, induzindo a um comportamento específico ou a alguma espécie de transe. Com este poder, o menestrel facilita que tais estados sejam alcançados, facilitando poderes de hipnose e comandos, reduzindo seus custos em 25% para si proprio ou aliados ao tentar afetar um oponente com poderes do tipo, desde que oponente e aliados estejam a um raio de até 10m do músico. Como o efeito é benéfico a um aliado (sem alterar o oponente) não há resistências ao efeito. [Modificado]

Nível 45

Canção da espada III: Nota de solidão - Diferente dos outros níveis, este poder não se projeta da lâmina, dependendo então de ataques corporais para funcionar. A arma fica encantada por 3 turnos e, caso acerte o alvo, se este for de nível igual ou menor do que o semideus, ele será acometido pelo poder, que quebra a ligação entre o alvo e seus aliados, anulando temporariamente (3 turnos após o golpes) bonificações de auras recebidas por aliados, bem como suas auras deixam de fazer efeito sobre seus companheiros nesse período. Acertos consecutivos não são somados. 1 vez por combate. [Novo]

Nível 47

Acorde da Destruição * - Com um acorde alto, o menestrel provoca uma vibração que não produz efeito em seres vivos, mas afeta objetos e construtos de materiais variados (dano maior em vidro, pedra, cristal e similares, dano moderado em madeira e osso e de moderado a baixo em seres metálicos, dependendo do metal). Cada acorde equivale a uma ativação, e afeta apenas alvos a até 5m de distância. [Novo]

Nível 49

Canção da discórdia * - Focando em dois alvos que estejam a até 5m de distância entre si (e a não mais de 20m de distância do menestrel) ele faz com que sua música incida sobre eles e suas emoções, influenciando-os subconscientemente a se atacarem/ discordarem um do outro. O ataque não será automático, devendo, em Ops e similares ser criado um contexto, enquanto que em outras situações como narradas e afins caberá ao narrador definir a ação. A música deve ser tocada por ao menos 2 turnos antes de provocar efeito, que se dissipa após o ataque, sendo bem sucedido ou não. Se os alvos continuarão a discussão ou voltarão ao normal, o contexto e o avaliador/ narrador é que definirão. Uso abusivo ou incoerente do poder poderá ser desconsiderado/ descontado na narração. 1 vez por missão. Resistências sentimentais se aplicam. [Novo]

Nível 50

Conectar a fala - Tocando em um alvo aliado, o menestrel torna-se capaz de manter uma conexãod e fala, que permite que se ouçam imediatamente enquanto em um raio em metros equivalente ao dobro do nível do menestrel. Afeta um único alvo + 1 a cada 25 níveis acima. A conexão exige gasto de MP constante por parte do menestrel, e não é telepática - a mensagem deve ser pronunciada, mas não importa o volume chegará ao alvo conectado. Caso saia da área de efeito, a conexão se rompe, mas caso mais de uma pessoa esteja conectada, as outras permanecem enquanto respeitarem as condições do poder. Reconectar o alvo anterior exige novo toque e gasto de MP. [Novo]

Nível 53

Hino de batalha* - Com uma música potente e de ritmo compassado, o menestrel inspira seus aliados em meio à luta, tornando seus golpes mais potentes: o dano causado passa a ser ampliado em 20% por aqueles aliados capazes de ouvir a música em um raio de 25m. Dura enquanto o menestrel permanecer tocando, por no máximo 3 turnos. 1 vez por missão. [Modificado, antigo "Música da Força"]

Nível 55

Canção universal * - Dizem que a música é uma linguagem universal. Dessa forma, ao utilizar este poder, enquanto a música estiver tocando, todos na área de efeito, aliados ou não, (25m de raio do semideus) serão capazes de falar e entender o que é dito, independente do idioma. Não afeta comunicações específicas (como uma linguagem codificada/ secreta criada especificamente, por exemplo) ou comunicações que não tenham um padrão linguístico (pode entender o idioma de uma empousa, mas não os rosnados de um cão infernal) nem fornece capacidade de leitura. Uso constante, o efeito dura enquanto houver o som. Os alvos devem ser capazes de escutar a música. [Novo]

Nível 57

Ritmo insidioso * - Assim como algumas músicas grudam na cabeça e impedem que se pense em qualquer outra coisa, ao tocar esta música, o menestrel afeta um alvo de forma que ele não consiga se concentrar em mais nada exceto na melodia, tornando impossível o uso de poderes que exijam concentração e reduzindo o efeito de poderes mentais utilizados por este alvo em 20%. Deve focar em um alvo a até 25m de distância e que seja capaz de ouvir a canção. Resistências mentais se aplicam, mas sonoras não. Dura 3 turnos, 1 vez por combate. [Novo]

Nível 60

Inspirar grandeza * - A música tocada amplia os ânimos dos aliados, fazendo com que aqueles que a ouvirem (dentro de um raio de 25m do menestrel) tenham suas resistências e margem de efeito de poderes consideradas como sefossem 10 níveis acima, para fins de resistir a ataques ou superar resistencias de oponentes. Note que o ouvinte deve estar consciente, e que não altera dano ou custo do poder, apenas intensidade. 1 vez por missão. [Novo]

Nível 65

Escudo de cacofonia - O menestel conjura uma espécie de campo de força pessoal, formado pelas vibrações sonoras. O escudo é parcialmente invisível - é possível notar sua presença por uma leve distorção no ar ao redordo alvo, apenas- e emite um zumbido baixo, mas constante e audível. Essas ondas vibratórias provocam dano impactante a quem se aproxima a menos de 2m do menestrel, e apesar do dano ser baixo, alvos afetados perdem 25% da efetividade de suas ações pelos próximos 3 turnos após serem atingidos, enquanto as vibrações ainda ecoam em seus organismos. Dura 3 turnos. 1 vez por combate. [Novo]

Nível 70

Ecoar - Efeito contingente de contra-ataque. Ao ser atacado por um poder sonoro proveniente de uma fonte até 10 níveis acima, o efeito é ativado, sendo gasto, e, ainda que não impeça o menestrel de ser afetado, rebate o efeito ao alvo causador. Dura 5 rodadas em contingência, sessando o efeito assim que o gatilho for disparado e, caso não seja ativado, ainda há o gasto de MP normal. Para fontes entre 10 e 20 níveis acima, o menstrel toma metade do dano e reflete a outra metade, e acima disso o poder não faz efeito. [Modificado, antigo "acorde refletor"]

Nível 75

Fortíssimo - Habilidade que dobra o alcance de seus ataques sonoros pelas próximas 3 rodadas. Concentrando-se, o menetrel torna-se um amplificador em termos musicais, tendo o alcance de poderes sonoros duplicado pelas próximas 3 rodadas. Pode ser usada 1 vez a cada 5 rodadas. Ação livre.[Modificado, antiga "Harpa de Apollo" e "Benção Musical"]

Nível 80

Música da Paralisia - Um som estridente e forte é produzido pelo menestrel e, se focado em um alvo a até 20m, paralisa-o, impedindo que se movimente. Caso seja atacado ou ferido de alguma maneira, o poder se quebra, do contrário a paralisia pode durar até 3 turnos após ser afetado pelo som. Resistência à paralisia se aplica, mas não à constrição.[Modificado]

Nível 85

Interromper cadência * - Focando-se em um alvo a até 15m de distância e tocando este acorde, caso o alvo possa ouvir, ficará confuso e atordoado pelo volume. O alvo em questão perderá 1 ação no próximo turno devido aos efeitos do poder. Resistência sonora e à confusãos e aplicam. 1 vez por missão. [Novo]

Nível 90

Instrumento fantasma - O menestrel encanta o instrumento tocado para que execute uma canção sozinho, permitindo que o menestrel realize outras ações enquanto isso. Dura até 5 turnos. Deve definir qual música/ efeito o instrumento tocará no momeno da utilização do poder. 1 vez por missãol. [Novo]

Nível 95

Dançarino de corda * - Tocando esta música enquanto se foca em um alvo específico, o menestrel faz com que o oponente afetado fique parcialmente sob seu controle. O alvo deve ser capaz de ver e ouvir o menestrel, e o efeito é considerado mental (assim, apenas resistências mentais se aplicam). O alvo imitará os movimentos realizados pelo músico, desde que não sejam explicitamente danosos (ele não vai se auto-flagelar, mas pode acabar se colocando em uma posição mais vulnerável). Afeta oponentes de nível menor apenas, e pode ser usado 1 vez por ocasião. Poder de custo alto, com duraçãod e um único turno. [Modificado, antigo "Música do controle"]

Nível 100

Mestre musical - Ativando este efeito, o menestrel conseguirá usar seu instrumento para gerar 2 poderes/ efeitos que dependam da música de forma concomitante. 1 vez por evento. Alcance, gasto de MP e outros dados de todos os poderes ainda devem ser respeitados. Este poder é uma ação livre. [Novo]


Obs: Poderes marcados com * dependem do uso de um instrumento musical. Vide descrição da habilidade.

Obs²: Caso não possua um instrumento, o menestrel pode improvisar assobiando ou cantando, ou produzindo sons ritmados com objetos improvisados. Este uso, contudo, aumenta o gasto de MP para ativar a habilidade, fazendo seu multiplicador ser ampliado em 1 (um poder x3 passa a ser x4, por exemplo). Além disso, algumas habilidades podem não funcionar ou funcionar apenas parcialmente dessa maneira, de acordo com a descrição, e menestréis que tenham a fala afetada, tornando-se temporariamente mudos, igualmente não poderão cantarolar ou assobiar a canção, a depender do efeito que os atingiu.




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